50% dos brasileiros afirmam que gasto público é insuficiente, aponta Datafolha


A última pesquisa havia sido feita em 2016. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Uma pesquisa nacional feita pelo Datafolha aponta que o percentual de brasileiros que consideram os gastos públicos como insuficientes aumentou nos últimos anos. De acordo com o levantamento, feito em 29 e 30 de agosto, 50% fazem essa avaliação. A última pesquisa havia sido feita em 2016, quando o valor foi de 39%. Apesar disso, o percentual de entrevistados que consideram que o dinheiro público está sendo bem investido cresceu de 7% para 23% desde a última pesquisa.

A insatisfação é maior — 58% — entre os que declaram ter como partido de preferência o PSL, do qual o presidente Jair Bolsonaro faz parte. Para os que preferem o PT, o percentual é de 52%. Quando o questionamento é para os partidários a lógica se inverte: 59% dos partidários do PSL consideram que os recursos públicos estão sendo bem aplicados, enquanto somente 10% dos petistas têm essa opinião.

A pesquisa mostra também que a avaliação de que os valores são insuficientes é maior entre as pessoas de 60 anos, atingindo 53%, e entre a população que recebe até cinco salários mínimos por mês. A pesquisa foi realizada com 2.878 pessoas em 175 municípios e o nível de confiança é de 95%

Comentários