A Empresa Pública de Transporte e Circulação, a EPTC, fará vistorias de graça em carros particulares em Porto Alegre

Na véspera dos feriados de Natal e Ano Novo, dias 22 e 29, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) de Porto Alegre vai oferecer inspeções gratuitas em veículos particulares. O serviço, que normalmente é realizado no último dia útil do mês, foi ampliado nesse fim de ano e integra a programação da campanha “Natal em Família – o melhor presente é você”. São 20 vagas para cada dia de vistoria. As vistorias são realizadas na sede da EPTC, João Neves da Fontoura, 7, das 9h às 16h. É necessário fazer inscrição pelo site www.eptc.com.br/inspecao.

Itens verificados: a inspeção é feita no mesmo formato do serviço realizado na frota de táxi e escolares. Além de verificar as condições do veículo, busca qualificar a circulação, com reflexos também no meio ambiente da cidade. Após a revisão, os técnicos emitem um laudo sobre as condições mecânicas do veículo, ficando a critério do motorista a realização do reparo na oficina de sua preferência.

Manter a manutenção do veículo em dia minimiza o risco de acidente, lembra o coordenador da Inspeção Veicular da EPTC, Rafael Doval. “Entre os itens que mais apresentam problemas na revisão estão pneus, vazamentos de fluídos do motor e suspensão”, acrescenta Doval.

Ação educativa

Abordagem de pedestres no Largo Glênio Peres, com dicas para uma circulação mais segura, focando principalmente a redução de atropelamentos, marcou, na manhã de segunda-feira (18), a abertura da Campanha Natal em Família – O Melhor Presente é Você. A iniciativa, da Coordenação de Educação para a Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação, tem o apoio do Comitê Balada Segura, Lions e Detran.

A aposentada Marilene Gallon, de 63 anos, afirma que a campanha é fundamental, principalmente para conscientizar o próprio pedestre sobre suas responsabilidades no trânsito. “Claro que os motoristas devem sempre respeitar o pedestre, que é a parte mais frágil no trânsito. Mas nós, pedestres, também precisamos ter mais cuidado nas travessias, olhar para os lados, usar sempre as faixas de segurança. Muitos atropelamentos ocorrem, também, pela desatenção dos pedestres.”

Suzana Aguiar, estudante, 17 anos, apoia a campanha da EPTC. “Este trabalho educativo serve como alerta para motivar um maior respeito entre todos nós, motoristas e pedestres, no dia a dia do trânsito. O envolvimento deve ser de todas as partes nesta verdadeira missão de buscar uma redução dos acidentes. Morre muita gente por desatenção, imprudência.”

Júlio Almeida, da equipe de educação da EPTC, reforça a necessidade de um maior cuidado dos pedestres, ainda mais no final de ano. “É uma época que favorece acidentes, pela pressa das pessoas, que ficam muito desatentas. É importante este alerta, para que todos fiquem mais ligados, principalmente em relação aos atropelamentos. Até o final de novembro, infelizmente 44 pessoas morreram atropeladas.”

Comentários