A obesidade em Porto Alegre é maior que a média nacional

O crescimento no Ãndice de excesso de peso entre 2006 e 2016 em Porto Alegre foi superior à média nacional, conforme aponta pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. Enquanto no PaÃs a proporção aumentou de 42,6% para 53,8%, na Capital gaúcha 54,9% dos entrevistados foram considerados acima do peso ideal.
A obesidade em Porto Alegre também é superior à média nacional. No PaÃs, passou de 11,8% para 18,9%. Já na Capital gaúcha, de 12,1%, chegou a 19,9%. Entre os homens, a proporção de obesos aumentou de 11,4% para 18,1%. Entre as mulheres, de 12,1% para 19,6%. O economista Ireno Stoffel conta que vem tendo um aumento no peso nos últimos anos. “Aumentou bastante”, conta. “No mÃnimo uns 15 kg”, estima.
O médico endocrinologista Airton Golbert afirma que o medo da violência urbana, que faz as pessoas saÃrem menos a pé, contribui para o resultado. “Nós estamos comendo demais e nos mexendo pouco. Essa é a origem da obesidade”, afirma.
A pesquisa também mostra redução no consumo de refrigerantes na última década, aumento no consumo de hortaliças e que as pessoas estão dedicando mais tempo a atividades fÃsicas. No entanto, casos de doenças crônicas relacionadas à alimentação vêm tendo Ãndices mais elevados.
Incidência de diabetes aumentou 61,8%, de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016. A pressão alta atinge 25,7% da população no PaÃs e 28,2% em Porto Alegre. A orientação dos médicos é procurar os postos de saúde a partir dos 40 anos ou se tiver histórico familiar. Especialistas recomendam uma alimentação saudável e exercÃcios.
The post A obesidade em Porto Alegre é maior que a média nacional appeared first on O Sul.