A Prefeitura de Porto Alegre divulgou o planejamento de serviços durante o julgamento de Lula

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre anunciou nesta segunda-feira (22), o planejamento de ações e serviços que serão implementados em razão do julgamento do processo do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, marcado para quarta-feira (24), no TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), na Capital.

As ações da prefeitura, bem como as definições sobre áreas para manifestações e acampamento, foram acordadas com o Gabinete de Gestão Integrada da SSP (Secretaria de Segurança Pública) e com Ministério Público Federal.

As principais medidas serão adotadas pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), SMSUrb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e de Segurança e pelo Ceic (Centro Integrado de Comando da Capital).

Trânsito e transporte

Serão afetadas 22 linhas de transporte coletivo, além de bloqueios e desvios de trânsito que se estenderão até o final do julgamento.

Dia 23, a partir das 12h – início de bloqueio na av. Edvaldo Pereira Paiva, sentido centro / bairro, entre a Pres. João Goulart e Ipiranga. O trânsito será desviado pela Pres. João Goulart, Loureiro da Silva e Borges de Medeiros. Já no sentido bairro / centro, o bloqueio será em toda a extensão da Edvaldo Pereira Paiva, a partir do Viaduto Abdias do Nascimento. O desvio acontece pelas avenidas Padre Cacique, Praia de Belas e Borges de Medeiros.

Dia 23, a partir das 12h – também será bloqueada a av. Augusto de Carvalho, entre a Loureiro da Silva e Aureliano de Figueiredo Pinto. Haverá controle de fluxo na Aureliano de Figueiredo Pinto, entre Borges de Medeiros e Augusto de Carvalho. Transporte: as linhas de ônibus T1 e T1 Direto terão o seguinte itinerário: Praia de Belas, alça do Viaduto dos Açorianos e Loureiro da Silva. O C1 seguirá pela Loureiro da Silva, alça do Viaduto dos Açorianos, Antônio Klinger Filho e Loureiro da Silva.

Dia 24, a partir da zero hora – início de bloqueio na Mauá com Bento Martins. Desvio pela Bento Martins, Demétrio Ribeiro, Borges de Medeiros. Transporte: os ônibus com terminais na Cassiano Nascimento e Uruguai seguirão pela Mauá, Cap. Montanha, Siqueira Campos, Júlio de Castilhos, Cel. Vicente, Alberto Bins, Dr. Flores, Salgado Filho, Borges de Medeiros, Antônio Klinger Filho, Loureiro da Silva, José do Patrocínio. No sentido bairro / centro, os ônibus das linhas 178, 188 e 492 Petrópolis-Sesc seguirão pela Loureiro da Silva, Paulo Gama, Túnel da Conceição, Gen. Câmara, Siqueira Campos, até os terminais da Uruguai e Júlio de Castilhos.

Dia 24, a partir das 5h – início de bloqueio do acesso da Legalidade para a Mauá. Desvio pelo Túnel da Conceição, Sarmento Leite, Loureiro da Silva. Transporte público sem desvios.

Lotação Alto Teresópolis / sentido centro / bairro: Mauá, Bento Martins, Washington Luís, Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva.

Linhas de ônibus – a partir do dia 23, 12h: T1, T1 Direto e C1. A partir do dia 24, meia-noite: 397 Bonsucesso, 376 Herdeiros/Esmeralda, 360 IPE, 394 MAPA, R32 Rápida – Bonsucesso, R32.1 Rápida – Bonsucesso/Parada 13, 349 São Caetano, 273 Belém Novo/Hípica, 255 Caldre Fião, 282 Cruzeiro, 272 Moradas Da Hípica, 282.1 Pereira Passos, 178 Praia De Belas, 244 Santa Tereza, 244.1 Santa Tereza / M. Mattos, 346 São José, 176 Serraria/Rodoviária, 188 Assunção, 492 Petrópolis/Sesc (sentido bairro-centro).

Outros bloqueios e desvios de trânsito poderão acontecer e as informações serão atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.

Segurança

A Guarda Municipal irá atuar com as demais forças de segurança. Entre as ações está o trabalho junto ao Ceic, que intensificará o monitoramento da cidade em parceria com o CICC (Centro Integrado de Comando e Controle).

Limpeza Urbana 

A SMSUrb, por meio do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), removerá 73 contêineres no entorno do TRF4 e vias próximas. A reposição está prevista para o dia 25. Equipes da Coleta Domiciliar do Departamento farão uma operação especial até o seu reposicionamento. Pontos para o descarte eventual dos resíduos serão identificados por adesivos nas calçadas.

Saúde 

A SMS organizou uma estrutura em frente ao  TRF4. Das 7h às 19h, a Coordenação de Urgências e Emergências estará acompanhando a movimentação no Ceic. Duas ambulâncias do SAMU estarão próximas ao TRF, na Casa do Gaúcho, e em área protegida no DECA, no estacionamento da EPTC.

Uma ambulância da Brigada Militar estará instalada dentro do perímetro e um ponto de atendimento com consultório e sala de estabilização temporária estará montado no DECA. Haverá reforço de escala na Central de Regulação do Samu e no Hospital de Pronto Socorro e organização da rede de Emergências Hospitalares.

Abastecimento

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) irá disponibilizar ponto de água no Anfiteatro Pôr do Sol, local do acampamento.

Comentários