A primavera começa hoje com previsão de chuva abaixo da média

O sol predominou nessa quarta-feira em Porto Alegre. (Foto: Brayan Martins/PMPA)

Após um dos invernos mais frios da história recente do Rio Grande do Sul, a primavera começa nesta quinta-feira, às 11h21min. Espera-se que a estação de transição do inverno para o verão seja muito diferente do que em 2015, quando estava sob influência de Super El Niño. A principal diferença está na menor frequência de episódios de chuva volumosa e intensa.

De acordo com o Metroclima, a primavera vai transcorrer numa condição limite entre neutralidade e La Niña bastante fraco no oceano Pacífico, ocasionando um regime de chuvas muito diferente do ocorrido no ano anterior. Portanto, essa primavera deve ter chuva abaixo da média, com predomínio do sol. Ainda assim, episódios de chuva volumosa e intensa podem acontecer no estado, mas serão pontuais e regionalizados. Por se tratar de uma estação de transição, a primeira metade da primavera ainda tem características de inverno, e a frequência de dias com calor aumenta, especialmente, entre novembro e dezembro.

Foram 47 dias com temperaturas abaixo de zero no Rio Grande do Sul nesse inverno. Em Porto Alegre, a menor temperatura ocorreu no dia 11 de junho: 0,9°C.

Nesta quinta-feira, o tempo segue firme, seco e ensolarado na Capital. Ainda faz frio na madrugada com mínimas de 10°C a 12°C e esquenta mais à tarde com máximas de 25°C a 27°C. (Lucas Kuwer/PMPA)

Comentários

3.886 Comentários