A tabela de verão dos ônibus de Porto Alegre entra em funcionamento nesta terça-feira

Como ocorrem todos os anos neste período, a partir desta terça-feira, até 25 de fevereiro, entra em funcionamento a tabela de verão no sistema de ônibus da Capital. A redução de viagens será de apenas 9%. Já a estimativa de redução do número de passageiros é de 23%. As linhas alimentadoras escolares, dedicadas basicamente ao transporte de estudantes até as escolas, não sofrerão alteração de tabela em função da recuperação das aulas previstas para o período. Algumas escolas optaram por fazer a compensação dos dias letivos em janeiro e outras em fevereiro, então a demanda foi avaliada pontualmente em cada região.

Também não haverá redução de horários nas linhas que apresentam maior movimento. Além disso, os primeiros e últimos horários serão mantidos. As tabelas horárias estarão disponíveis no site a partir desta terça-feira.

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) irá monitorar o atendimento das linhas para realizar ajustes, se necessários. Usuários podem enviar dúvidas, reclamações ou sugestões pelo número 118, Fala Porto Alegre 156 ou site da EPTC.

Alteração de itinerário

No início de dezembro, a EPTC informou que ônibus que atendem os bairros Petrópolis, Boa Vista e Bela Vista mudaram de itinerário. As linhas 430 – Bela Vista/Anita; 430.2, Bela Vista/Anita – via Carazinho e Ijuí; 431 – Carlos Gomes foram substituídas pelo itinerário ampliado da linha 525 – Rio Branco/Anita e pela criação da linha 432 – Carlos Gomes/Petrópolis.

De acordo com o gerente de Planejamento de Transportes, Flávio Tumelero, as mudanças são um ganho para os usuários dessas linhas. “É um itinerário que vai melhorar o atendimento ao usuário, a frequência. Eram linhas sobrepostas. É um itinerário mais racional, que vai facilitar o cumprimento de viagens.”

Comentários