Aulas presenciais são retomadas em Porto Alegre

Colégio Militar foi escolhido pela prefeitura para projeto-piloto das regras de segurança no combate ao coronavírus. (Foto: Anselmo Cunha/PMPA)

Porto Alegre iniciou, nesta segunda-feira (05), a retomada das aulas presenciais. Estão autorizadas as atividades letivas de educação infantil, do terceiro ano do ensino médio, EJA (educação de jovens e adultos) e profissionalizante tanto na rede pública quanto na privada.

As instituições de ensino devem seguir os protocolos publicados no Decreto 20.747. A reabertura das escolas foi precedida de 11 reuniões com o setor. Confira aqui o calendário da volta às aulas.
De acordo com os serviços de saúde, a Capital apresenta situação epidemiológica de transmissão do vírus que assegura esse retorno. As escolas serão reabertas, mas a decisão de levar ou não os alunos é das famílias.

O regramento prevê medidas para o distanciamento social, proibição de eventos e reuniões pedagógicas presenciais e o uso de máscaras, entre outros. As instituições de ensino devem preencher um informe semanal com status epidemiológico e ações na escola.

Na semana passada, as escolas municipais e comunitárias que oferecem educação infantil iniciaram a oferta de almoço. Foram servidas 6.214 refeições para 3.942 alunos. As instituições de ensino estatais receberam R$ 2,5 milhões como verba extra para a aquisição de materiais para proteção. Já as comunitárias receberam o valor integral referente ao mês de setembro, totalizando R$ 12.695.383,50.

As atividades presenciais foram suspensas em toda a cidade – todos os níveis e todas as redes – em março como forma de evitar o contágio pelo coronavírus. Desde então, a prefeitura distribuiu mais de 1 mil toneladas de alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar para as famílias de alunos das redes municipal e comunitária.

Comentários