BRDE amplia programa de financiamento aos municípios e firma acordo de cooperação técnica com a FGV

FONTE: O SUL – http://www.osul.com.br/

Na manhã desta quinta-feira (19), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE anunciou, em cerimônia no Palácio Piratini, a ampliação do Programa BRDE MUNICÍPIOS, que passa a oferecer novas modalidades de apoio às prefeituras da Região Sul, mediante linhas de crédito e assistência técnica.

O BRDE coloca à disposição dos municípios um corpo técnico especializado em análise econômico-financeira, análise jurídica e de projetos de engenharia para prestar apoio em três frentes: Obtenção de financiamento de fontes nacionais e internacionais; Incremento da participação privada em projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões; Projetos de consultoria sob medida para atender demandas municipais específicas (ex.: administração de fundos e avaliação de imóveis).

Para prestar assistência técnica altamente qualificada em modelagem de PPPs e Concessões, o BRDE estabeleceu acordo de cooperação técnica com a Fundação Getulio Vargas – FGV, instituição de renome e com larga experiência na área.

No ato de assinatura do acordo, na presença do governador José Ivo Sartori, o BRDE foi representado por seu diretor-presidente, Odacir Klein, e pelo diretor de Planejamento, Luiz Corrêa Noronha. Pela FGV, firmou o documento o presidente Carlos Ivan Simonsen Leal. Estiveram presentes também o diretor da FGV Projetos, Cesar Campos, e o professor e coordenador de projetos, Henrique Paim, ex-ministro da Educação.

“O BRDE se coloca como parceiro dos gestores municipais da Região Sul para buscar diferentes formas jurídicas de participação privada em empreendimentos públicos, sempre com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados e em benefício do desenvolvimento municipal sustentável”, explica o diretor de Planejamento do BRDE, Luiz Corrêa Noronha.

Prefeitos de 27 municípios gaúchos assinaram, no mesmo ato, solicitações de financiamento, por meio do BRDE, para acesso a recursos do programa nacional Avançar Cidades destinados a obras de mobilidade urbana e infraestrutura das vias urbanas de suas localidades. São eles: Agudo, Arroio do Tigre, Bom Retiro do Sul, Candelária, Catuípe, Dom Feliciano, Dona Francisca, Estrela, Faxinal do Soturno, Gramado dos Loureiros, Harmonia, Jacutinga, Marau, Minas do Leão, Não-Me-Toque, Pedras Altas, Pinhal Grande, Piratini, Santo Antônio do Planalto, Santo Augusto, São Jerônimo, São Martinho da Serra, Taquari, Tramandaí, Três Palmeiras, Trindade do Sul e Venâncio Aires.

Comentários