BRDE anuncia a primeira empresa beneficiada com o Fundo Criatec 3. É a startup Chip Inside, com foco na pecuária

Na foto, à esquerda e à direita, Gustavo Piccinini e Alexandre Alves, ambos diretores da Inseed Investimento, gestora do Fundo.  No centro, Mano Changes, diretor de Inovação e Sustentabilidade do  Badesul e Odacir Klein, presidente do BRDE.  Crédito: BRDE

Os irmãos Thiago e Leonardo, ambos estudantes de  engenharia na Universidade Federal de Santa Maria..
Coletiva_0052
A startup Chip Inside: tecnologia voltada à saúde animal.

O BRDE sediou na manhã desta quinta-feira a apresentação da primeira empresa beneficiada com o Fundo Criatec 3, apoiado pelo próprio BRDE e Badesul no Rio Grande do Sul. A empresa é a startup Chip Inside, gerida pelos irmãos Thiago Martins e Leonardo Guedes, estudantes de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria. O Fundo Criatec 3 é administrado pela Inseed Investimentos, com sede em Minas Gerais e com unidades em outros Estados da Federação.

O que motivou o investimento junto à Chip Inside foi a inovação e a tecnologia, um binômio de peso na avaliação do presidente do BRDE, Odacir Klein. “Um projeto inovador nem sempre conta com pessoas capitalizadas. Modernizar muitas vezes não significa inovação. Inovação para nós é o avançar no moderno, o que exige criatividade. O Criatec3 é uma forma de fornecermos recursos que incentivem empresas criativas como é o caso desta startup”.

A Chip Inside se diferencia pela criação de um colar adaptado ao pescoço dos bovinos com capacidade para monitorar o comportamento dos animais a partir da ruminação, do ócio e da reprodução, o que contribui para a saúde e prevenção de doenças, motivando desenvolvimento e produtividade no meio rural. Em um ano, a empresa já está presente em 21 propriedades com esta tecnologia, nos três Estados do Sul, além de São Paulo e Minas Gerais. Já foram monitorados no período cerca de 1.056 animais e assistidos outros 2.840. “O produto gera valor para outros segmentos na cadeia da pecuária, como ração e remédios, por exemplo”.

Mano Changes mencionou que o RS é protagonista em fundos de investimentos e participação, com o Badesul e BRDE. Atrelar ciência e tecnologia com desenvolvimento é a proposta também do Governo do Estado e isso cada vez mais ganha importância. É preciso gerar inovação e tecnologia”. Ele ainda lembrou que hoje não se faz mais universidades sem parque tecnológicos e reiterou o peso do agronegócio na cena gaúcha, representando 40% do PIB do Estado.

NA visão de Alexandre Alves, diretor de Prospecção da Inseed, “é preciso respeitar o legado empreendedor das pessoas que pensam, transforma e realizam”. Esta startup apoiada pelo Criatec 3 representa o nono investimento gerido pela Inseed nos três Estados do Sul nos últimos anos.

The post BRDE anuncia a primeira empresa beneficiada com o Fundo Criatec 3. É a startup Chip Inside, com foco na pecuária appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

805 Comentários