Caixa Econômica Federal antecipa para sábado o saque das contas inativas do FGTS para os trabalhadores nascidos em dezembro

A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira (03) que irá antecipar o pagamento das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os trabalhadores nascidos no mês de dezembro. A partir de sábado (08), o saque será liberado.

A quinta fase do resgate das contas inativas estava prevista para começar no dia 14 de julho. Agora, os trabalhadores terão 24 dias para sacar o benefício, em vez de apenas 18. Tem direito a fazer os saques das contas inativas o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. O trabalhador não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.

No sábado, serão abertas 2 mil agências para atendimento exclusivo ao FGTS entre as 9h e as 15h. Os trabalhadores devem checar quais são as unidades da Caixa com atendimento no final de semana no site da instituição. Na segunda-feira (10), todas as agências abrirão duas horas mais cedo para o pagamento das contas inativas. Nas regiões em que os bancos abrem às 9h, as agências começam a atender às 8h e terão o horário prorrogado em uma hora.

Mais de 2,5 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir do mês de julho. O valor total disponível para saque neste mês ultrapassa 3,5 bilhões de reais e equivale a aproximadamente 8% do total disponível. Os trabalhadores que tiveram o pagamento liberado em qualquer fase têm até o dia 31 de julho para sacar o benefício. Após essa data, o valor ficará bloqueado na conta do FGTS e só poderá ser resgatado nos casos previstos em lei, como aposentadoria e compra da casa própria.

Canais de atendimento

A Caixa criou o site exclusivo para as contas inativas (www.caixa.gov.br/contasinativas), na qual o trabalhador pode visualizar o saldo, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento. Outra opção de atendimento é o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 08007262017, em que é possível saber se a conta vinculada está apta para recebimento do valor disponível para saque, além de informações sobre os canais de pagamento.

Para realizar a consulta do saldo no 0800 ou no site, o trabalhador deve informar seu número de CPF ou PIS/Pasep. Já foram realizados mais de 48 milhões de atendimentos pelo 0800 e cerca de 2 milhões de atendimentos por operadores no telesserviço, segundo a Caixa.

Balanço

A Caixa Econômica Federal pagou, até o dia 21 de junho, cerca de R$ 37 bilhões para trabalhadores nascidos entre janeiro e novembro. O número de trabalhadores que já sacaram os recursos superou 22,1 milhões e representa 79,7% das 27,7 milhões de pessoas nascidas no período de janeiro a novembro.

O valor pago representa 84,8% do total de recursos (R$ 43,6 bilhões) disponíveis. O número de trabalhadores que sacaram até o último balanço equivale a 72% do total de 30,2 milhões beneficiados pelo saque das contas inativas do FGTS.

Comentários