Caxias do Sul promove na próxima quinta-feira um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

(Foto: Andressa Gallo/Divulgação)

A Prefeitura de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, promove na próxima quinta-feira (17) um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado neste dia.

A solenidade será realizada no CES (Centro Especializado em Saúde), a partir das 8h30min. No dia, serão realizadas ações de saúde para os homens que estiverem aguardando consulta com urologista, além de distribuição de cuecas  exclusivas para a campanha do Novembro Azul 2016 em Caxias do Sul.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum e mais prevalente entre os homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Estimativas do INCA apontam que em 2016, no Brasil, 61,2 mil novos casos devem ser diagnosticados. Já no Rio Grande do Sul, são estimados 6 mil novos casos.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer principalmente da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Além da idade, que é o único fator de risco bem estabelecido para o câncer de de próstata, a etnia (negra) e a história familiar (ser filho ou irmão de homem com câncer de próstata) são reconhecidos como prováveis fatores de risco.

Os sintomas da doença mais comuns são obstrução ao fluxo urinário, com jato urinário fraco, retenção urinária, necessidade de urinar mais vezes que o habitual, urgência urinária noctúria, dor suprapúbica, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e, em estágios mais avançados, pode ocorrer perda de peso significativa e dores articulares. Porém, em muitos casos, pode ser assintomático.

Comentários

Comentários

15 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.