Cirurgias abdominais de alta complexidade serão debatidas por médicos, nesta segunda-feira, no Hospital Moinhos de Vento

Com o tema “Como Otimizar os Resultados em Cirurgia Abdominal de Alta Complexidade”, o Hospital Moinhos de Vento realiza nesta segunda-feira, a partir das 19h, um encontro que tem como público-alvo cirurgiões-gerais, cirurgiões digestivos, clínicos, anestesistas e demais profissionais da área da saúde.

O evento, no anfiteatro Schwester Hilda Sturm, em Porto Alegre, tem entrada gratuita. A iniciativa tem apoio da (Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul) e da Sargs (Sociedade de Anestesia do Rio Grande Do Sul).

As inscrições podem ser feitas diretamente no site do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento (www.iepmoinhos.com.br/eventos). Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3537-8735 ou e-mail eventoscientificos@hmv.org.br.

Detalhes

De acordo com o coordenador do evento e chefe do Serviço de Cirurgia da instituição, Artur Pacheco Seabra, a evolução das técnicas minimamente invasivas (como a videolaparoscopia e a cirurgia robótica), a recuperação do paciente cada vez mais se torna rápida e com menor nível de desconforto, mesmo nas cirurgias de grande porte e alta complexidade.

“Além de oferecermos cirurgias menos invasivas aos nossos pacientes, outras medidas tomadas no perioperatório contribuem fortemente para melhorar e abreviar o tempo de recuperação e de permanência hospitalar”, ressalta o médico. “Para que isso ocorra, além do cirurgião, outros profissionais da equipe médica são envolvidos, especialmente o clínico e o anestesista, criando o que se pode chamar de linha de cuidado do paciente cirúrgico.”

Seabra também resume o que será mostrado no evento: “Nesse encontro, estaremos atualizando estes conceitos e apresentando o papel do clínico em uma equipe cirúrgica de alta performance, desde a avaliação e preparação do paciente antes da cirurgia até o manejo do pós-operatório, bem como condutas que o anestesista possa adotar e que beneficiam o paciente, mesmo após encerrada a anestesia e o período transoperatório”.

A noite de discussões será encerrada com um debate moderado pelo médico Luiz Alfredo Jung, do Hospital Moinhos de Vento. Os debatedores convidados serão Marcos Tannhauser, presidente da Sargs (Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul), Tulio Tonietto e Leandro Totti Cavazzola, da mesma instituição.

Programação completa

– 19h: Café de boas-vindas;

– 19h30min: Abertura (Artur Seabra);

– 19h40min: Técnicas Minimamente Invasivas – Uso da Robótica e da Videolaparoscopia nas Cirurgias Complexas (Carlos Domene, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Robótica e Minimamente Invasiva);

– 20h: Peculiaridades em Anestesia para Cirurgia Robótica (Luiz Fernando Falcão, da Escola Paulista de Medicina-SP);

– 20h20min: Mesa-redonda – Cirurgião: Ações para melhoria do Pós-Operatório (Carlos Domene);

– Clínico – Linha de Cuidado Cirúrgico – O papel do clínico no perioperatório (Cassiano Teixeira, do Hospital Moinhos de Vento);

– Anestesista – Condutas anestésicas com reflexo no pós-operatório – (Luiz Fernando Falcão, da Escola Paulista de Medicina-SP);

– 20h50min: Debates.

Comentários