Começa neste sábado em Porto Alegre a 28ª Festa da Uva e da Ameixa na Zona Sul da cidade

A 28ª Festa da Uva e da Ameixa de Porto Alegre começa neste sábado (12). Um dos mais tradicionais eventos do calendário da cidade será realizado no CTG Estância da Figueira rua Doutor Vergara, 5.345, bairro Belém Velho. A abertura oficial acontece no mesmo local, às 18h, e a festividade seguirá nos dias 12, 13, 19 e 20 de janeiro, sempre das 9h às 20h. O evento tem entrada gratuita e contará com bancas para comercialização de frutas, flores, artesanato, além de apresentações musicais e danças.

A Festa da Uva e da Ameixa é uma realização dos produtores rurais, da Associação Comunitária Belém Velho e do CTG Estância da Figueira, com o apoio institucional da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Emater/Ascar e do Sindicato Rural de Porto Alegre.

A previsão é que a safra deste ano chegará a 120 toneladas de uva e 100 toneladas de ameixa. Segundo o Sindicato Rural, a capital contabiliza 760 produtores de diversos produtos cadastrados. Estes produtores recebem a assistência dos técnicos do Centro Agrícola Demonstrativo da SMDE e da Emater.

“A fruticultura é uma das principais atividades agrícolas da Capital, favorecida pelo microclima da zona rural que, aliado ao solo e à topografia, contribui para a produção de frutas de qualidade”, explica o chefe da Divisão de Fomento Agropecuário da SMDE, Oscar Pellicioli.

As frutas também são comercializadas na área central da cidade para facilitar o acesso ao consumidor e o escoamento da safra. Os produtos estão na Praça Parobé, ao lado do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. A feira funciona durante o mês de janeiro e fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Origem

Ainda que o evento realizado em Caxias do Sul seja mais conhecido, a primeira Festa da Uva do Estado foi realizada em 1910 em Porto Alegre, enquanto que na Serra iniciou-se em 1931, nos salões do Recreio da Juventude. Realizada em janeiro, a festa da Capital acontece cerca de 30 dias antes da de Caxias em função do microclima, que oportuniza a antecipação do período de colheita.

Linha Turismo

Quem quiser vivenciar uma experiência diferenciada poderá optar por acessar a Festa da Uva e da Ameixa por meio do ônibus Linha Turismo, que fará paradas de 20 minutos no local da festa. O valor do ônibus Linha Turismo é R$ 30 (a ser pago exclusivamente no local do embarque). Para mais informações faça contato pelo telefone (51) 3289-6765. O passeio estará condicionado à lotação mínima de dez passageiros, podendo ser cancelado por mau tempo.

 

Comentários