Coreia do Norte realiza o seu quinto teste nuclear

A Coreia do Norte confirmou ter conduzido o seu quinto teste nuclear na manhã desta sexta-feira (09) – noite de quinta no horário brasileiro. “Cientistas e técnicos da RPDC [República Popular Democrática da Coreia] promoveram um teste de explosão nuclear para avaliação da potência de uma ogiva nuclear recentemente desenvolvida dentro no plano do Partido Trabalhista de desenvolver força nuclear estratégica”, diz nota publicada no site da agência norte-coreana KCNA.

Segundo a KCNA, o teste avaliou e confirmou a estrutura e as características do movimento da ogiva que foram padronizadas para uso em foguetes balísticos, o que permitirá ao país produzir “uma variedade de ogivas nucleares menores, mais leves e diversificadas, de maior poder de ataque”.

Antes mesmo da confirmação, a Coreia do Sul já falava na possibilidade de mais um teste nuclear comandado por Pyongyang, frente ao registro de um tremor de 5,3 graus de magnitude na Coreia do Norte. Sismólogos de todo o mundo registraram abalos de 4,8 a 5,3 graus na península da Coreia.

Segundo um especialista consultado pela Reuters, as características dos tremores indicam que esse foi o teste mais potente já desencadeado pela Coreia do Norte e que sua potência pode ser superior à bomba lançada pelos americanos em Hiroshima, no final da Segunda Guerra Mundial. Os demais testes nucleares ocorreram em 2006, 2009, 2013 e em janeiro deste ano.

“O teste é uma demonstração da forte vontade do Partido dos Trabalhadores e do povo coreano de estarem sempre preparados para retaliar contra os inimigos em caso de provocações”, afirma a agência norte-coreana, que cita as “forças hostis comandadas pelos Estados Unidos, desesperadas na sua tentativa de identificar erros no exercício do direito de auto-defesa do Estado soberano, enquanto negam categoricamente a posição estratégica da RPDC como Estado nuclear de pleno direito”. A agência disse ainda que não houve vazamento de material nuclear no teste, nem impacto ambiental.

Comentários