Da Argentina, Sartori declara apoio a vítimas de temporal no RS

Governador externou solidariedade aos familiares na chegada da missão gaúcha à província de Mendoza. (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

Em entrevista à imprensa na noite deste domingo (12), o governador José Ivo Sartori externou solidariedade às vítimas e familiares atingidos pelo forte temporal que causou danos em municípios da Serra e região Central, principalmente em São Francisco de Paula.

Sartori, que encontra-se em missão na Argentina, afirmou que mantém contato constante com o governador em exercício, José Paulo Cairoli, que deve visitar locais afetados e coordenar ações integradas em socorro às comunidades.

Sartori lembrou que a solidariedade é uma virtude de gaúchas e gaúchos. “Com união e esforço coletivo vamos trabalhar para auxiliar as famílias. Determinei à Secretaria da Saúde o repasse de R$ 175 mil a São Francisco de Paula, onde infelizmente foi registrada uma morte, muitos feridos e vários desabrigados. Informações mais precisas serão divulgadas assim que possível pela Defesa Civil Estadual, que está focada no socorro às vítimas, em parceria com o Corpo de Bombeiros e voluntários”, destacou o governador.

Recepção em Mendoza

A comitiva gaúcha foi recepcionada pelo governador Alfredo Cornejo e pela Cônsul Geral do Brasil em Mendoza, Eliana da Costa e Silva Puglia. No encontro, autoridades gaúchas e argentinas puderam trocar contatos e alinhar informações para o Seminário Bilateral Oportunidades de Negócios, agendado para ocorrer nesta segunda-feira (13), a partir das 9h. Estão previstas reuniões temáticas e a assinatura de um termo de cooperação entre o Estado e Mendoza, com foco em parcerias nas áreas da vitivinicultura, frutas industrializadas e metalmecânica, entre outros pontos de interesse.

Do Rio Grande do Sul estiveram presentes, além do governador José Ivo Sartori e da primeira-dama, Maria Helena, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo Silva, a vice-presidente da Fiergs, Maristela Longhi, o presidente do Simecs, Reomar Slaviero, o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani, o diretor-executivo do Sindivinho, Gilberto Pedrucci, e os deputados estaduais Frederico Antunes e Luiz Fernando Mainardi.

Por parte de Mendoza, compareceram o ministro de Economia, Infraestrutura e Energia, Dalmiro Garay, a ministra de Governo, Cláudia Najul, o ministro de Saúde, Desenvolvimento Social e Esporte, Humberto Mingorance, o Secretário de Meio Ambiente, Diego Gareca, a Secretária de Cultura, Gabriela Testa, e o subsecretário de Indústria, Fernando Urdaniz, além de representantes da organização Pró-Mendoza.

(Palácio Piratini)

Comentários

Um Comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.