Defesa Civil de Venâncio Aires passou o final de semana em alerta

Após um final de semana de muita preocupação com relação às cheias do Rio Taquari, na altura do Distrito de Mariante e do Arroio Castelhano, a Defesa Civil que estava mobilizada durante todo o final de semana, tranquiliza a população informando que os níveis das vias fluviais que cruzam o Município já estão diminuindo.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires, Dário Martins, a mediação do nível do Taquari feita na noite deste domingo (28), apontou uma redução de sete centímetros no Porto de Estrela e oito centímetros em Encantado. Martins observa que o nível do rio nestas duas cidades influência no volume do Taquari em Vila Mariante.

Segundo Dário Martins, estratégias já estavam elaboradas e a prontificadas para o caso de ocorrer alagamentos. “A Defesa Civil realizou ações de prevenção e monitoramento constante do Rio Taquari e do Arroio Castelhano. Os locais mais afetados foram sinalizados com a ajuda da equipe do Trânsito. Se houvesse o acaso de haver pessoas desabrigadas, já estávamos munidos de alojamento, banheiros químicos e alimentação”, ressalta o coordenador.

Martins ainda comenta que aos poucos o nível do rio vai se normalizando. “O Rio Taquari chegou a atingir a marca de 13 metros, enquanto o normal gira em torno de 1,6 metros e 2,2 metros. É de suma importância sabermos que estávamos preparados para as piores circunstâncias. O nível do rio está baixando consideravelmente e em breve deve se normalizar” avalia Dário Martins.

Comentários