Desabamento de prédios deixa três mortos e dez feridos no Rio de Janeiro

Bombeiros procuram vitimas entre os escombros de dois prédios na comunidade Muzema (TV Globo/Reprodução)
Por Juliano Castello e Sarah Hoffmeister*

Dois edifícios de cerca de quatro andares desabaram nesta manhã, 12, na comunidade de Muzema do bairro Itanhangá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas morreram e outras dez ficaram feridas na tragédia.

Entre os sobreviventes, está uma mulher de 34 anos, identificada como Carolina. Segundo o irmão da vítima, o marido e a filha da mulher ainda estão sob os escombros. Também foram resgatadas nesta manhã, uma criança de 10 anos, identificada como Clara Rodrigues, e os pais da menina, Adilma Rodrigues, de 35 anos, e Cláudio Rodrigues, de 40. A mãe passou por uma cirurgia e está estado grave. A família foi levada para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Equipes prestam atendimento médico e psicológico aos familiares que buscam informações sobre os desaparecidos no desabamento.

Moradores temem que novos deslizamentos venham a ocorrer e que prédios vizinhos também caiam. A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que as construções são ilegais. Após o desastre, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação do Rio de Janeiro, pelo menos três edifícios serão demolidos na comunidade da Muzema, assim como outros imóveis que passarão por vistoria e podem ter o mesmo destino.

Os bombeiros foram alertados sobre a ocorrência às 6h48. Eles enfrentaram dificuldades para acessar o local por causa de vias que ficaram interrompidas depois das chuvas que atingiram o Rio de Janeiro nos últimos dias. O local é conhecido por ser comandado pela milícia.

O prefeito da cidade, Marcelo Crivella, foi até a comunidade para acompanhar os trabalhos de resgate. Pelo Twitter, a prefeitura afirma que está movimentando esforços para realizar o atendimento às vítimas.

Prefeitura do Rio@Prefeitura_Rio · 10h

Sobre o desabamento de prédios na Muzema: diversos órgãos municipais mobilizaram equipes para o trabalho no local. A @RioDefesaCivil está atuando no socorro às vítimas com o @cbmerjoficial. #PrefeituraRIO

Prefeitura do Rio@Prefeitura_Rio

A #CETRio está interditando o trânsito nas ruas de entorno e na Estrada de Jacarepaguá para facilitar o resgate. Os hospitais da região foram acionados para receber feridos. #PrefeituraRIO5308:20 – 12 de abr de 2019Informações e privacidade no Twitter AdsVeja outros Tweets de Prefeitura do Rio

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

Comentários