Dia D é neste sábado: Confira as unidades de saúde que estarão vacinando contra o sarampo

O Dia D de vacinação contra o sarampo é neste sábado (19). O grupo prioritário são crianças de seis meses a cinco anos incompletos. A Prefeitura de Porto Alegre decretou passe livre neste dia. Vão estar funcionando 46 unidades de saúde para atender as crianças das 8h às 17h. Algumas das unidades mantidas pelo Grupo Hospitalar Conceição terão atendimento em horário diferenciado, das 9h às 15h, veja quais são.

A campanha de vacinação tem por finalidade imunizar o máximo de crianças possíveis contra o sarampo, além de atualizar a caderneta nessa faixa etária. O Dia D é realizado sempre em um sábado para facilitar o deslocamento dos pais ou responsáveis.

Em 2019, o Ministério da Saúde modificou o esquema de vacinas de bebês em função da situação epidemiológica do Brasil, com orientação da chamada Dose Zero para crianças entre seis meses e 1 ano de idade. “A única ressalva é que o intervalo mínimo entre a dose zero e a dose 1 deve ser de 30 dias”, explica a enfermeira Renata Capponi, chefe do Núcleo de Imunizações da SMS. Conforme os dados do órgão federal, foram confirmados 6.640 casos de sarampo no Brasil até o final de setembro.

Confira a lista das unidades de saúde que estarão abertas no Dia D neste sábado.

Comentários