EPTC orienta sobre cuidado com ciclistas em ultrapassagens

Agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) realizaram, na manhã desta sexta-feira (12), ação de conscientização com os condutores pelo respeito à lei, para uma maior segurança nas relações do trânsito, com menos acidentes. O objetivo foi reforçar o art. 201 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que obriga os motoristas a respeitarem a distância de 1,5m em relação aos ciclistas nas ultrapassagens.
A atividade ocorreu no cruzamento da avenida Venâncio Aires com a avenida Osvaldo Aranha, local de intensa circulação de veículos. Nas abordagens, os agentes distribuíram material informativo com dicas para um trânsito mais seguro. “Circulo diariamente de carro e procuro sempre respeitar os ciclistas. Eles são bem mais expostos a acidentes. Uma mudança de cultura se faz com a participação de todos”, afirmou o professor Laerte Ramos durante a abordagem dos agentes.
“Sou ciclista há mais de dez anos. Nós também temos as nossas responsabilidades no trânsito, principalmente em relação aos pedestres, que sempre têm preferência”, disse o estudante Renato Aguiar de Souza. A engenheira Alessandra Both, da equipe de Projetos Especiais da EPTC, lembra da importância do respeito à distância de 1,5m. “É fundamental observar esta distância em relação aos ciclistas, uma maior garantia para evitar acidentes.”
O evento desta manhã está inserido na programação do Movimento Maio Amarelo. Outras atividades educativas fazem parte do calendário de ações educativas deste mês, mas direcionadas ao segmento dos motociclistas, que liderou a estatística de acidentes graves no início do ano: dia 18, avenida Alberto Bins X rua Senhor dos Passos, das 9h às 10h30; dia 25, Largo Glênio Peres e Praça Osvaldo Cruz, das 14h às 15h30; dia 31, rua Gen. Câmara, das 9h às 10h30.

The post EPTC orienta sobre cuidado com ciclistas em ultrapassagens appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.