Evento “Redenção é Nossa marca consolidação do monitoramento eletrônico do parque

Evento "A Redenção é nossa" (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

O Monumento ao Expedicionário recebeu neste domingo (26), uma grande celebração no Parque da Redenção, dentro das festividades dos 245 anos de Porto Alegre. O evento “ Redenção é Nossa”, promovido pela secretaria municipal de Segurança e parceiros, marca a consolidação do monitoramento eletrônico do Parque Farroupilha.

Ao todo, são 26 câmeras integradas por meio de um sistema que capta imagens e as transmite por fibra óptica ao Centro Integrado de Comando do município (Ceic). “Estamos trabalhando de maneira integrada, Brigada Militar, Polícia Civil, Exército, Guarda Municipal e EPTC. As imagens são monitoradas no Ceic, durante 24h, e repassadas para o órgão responsável. O chamado a qualquer situação ilícita na Redenção é muito mais rápido. As forças de segurança estão integradas em um trabalho conjunto, que envolve monitoramento, força policial e estruturamento social “, afirmou o secretário municipal de Segurança Kleber Senisse.

Para comemorar esses avanços, foi realizado um grande abraço no Monumento ao Expedicionário, simbolizando um abraço em toda a Redenção. Durante toda a manhã, a população participou de uma série de atividades em um clima festivo. A banda do Exército animou os presentes com um repertório que foi do reggae ao jazz.

A secretária adjunta de Segurança, Cláudia Crusius, destacou a intenção de realizar uma homenagem dentro do Mês da Mulher na programação. Para isso, foi oferecido atendimento de manicure e maquiagem, em parceria com a rede de farmácias Panvel. O Instituto da Mama do RS, Imama, realizou um flashmob incentivando o exame de prevenção ao câncer de mama.

A Guarda Municipal recebeu atenção especial com uma exposição de fotos, assinada pela fotógrafa Dulce Helfer, intitulada: “A Guarda e a Comunidade”. Em 2017, a Guarda completa 125 anos e passa por uma reestruturação para estar cada vez mais próxima da comunidade e oferecer mais segurança no dia a dia da cidade. “A exposição valorizou os profissionais da Guarda e ajudou a aproximar a rotina de trabalhos desses profissionais da comunidade”.

As entidades parceiras promoveram atividades dentro do evento, inclusive com espaços de atendimento ao público com serviços oferecidos para a comunidade. O secretário Kleber Senisse considera a Redenção um dos espaços públicos mais importantes da cidade e, por isso, foi escolhida como símbolo de uma retomada na área de segurança. “Hoje, tivemos aqui toda a comunidade unida para tornar este espaço seguro novamente. A secretaria municipal de Segurança estará junto da população para que os aparelhos públicos sejam utilizados por todos, dentro do espírito de cidadania e civilidade”, destacou.

O público ainda assistiu a apresentação artística da Associação dos Familiares e Amigos do Down (Afad), atividade realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (SMDS). A artista Helena Beatriz Caldas Pedroso, a Maninha Pedroso (compositora e tecladista), acompanhada de Elinka Matusiak (cantora) também foi atração da festa que envolveu todas as entidades que formam o grupo que trabalha pela Segurança do parque: Brigada Militar, Polícia Civil, EPTC, Guarda Municipal, Ufrgs, Escoteiros e associações de bairro.

The post Evento “Redenção é Nossa marca consolidação do monitoramento eletrônico do parque appeared first on O Sul.

Comentários

3.143 Comentários