Feira do Peixe de Porto Alegre abre oficialmente nesta terça, dia 11

Feira do Peixe de Porto Alegre começa a funcionar terça no Largo Glênio Peres 
(Foto: Luciano Lanes/PMPA)

Começa oficialmente nesta terça-feira (11), às 10 h, no Largo Glênio Peres, a 237ª edição da Feira do Peixe de Porto Alegre. A expectativa dos feirantes é ultrapassar o volume de vendas do ano passado, quando foram comercializadas 375 toneladas de pescado.

Entre os motivos da estimativa de crescimento estão a qualidade e variedade dos peixes que serão ofertados e o aumento no número de bancas de pescado em relação ao ano passado. Serão 70 de peixes e cinco de alimentação, onde serão servidos bolinhos, espetinhos e a tradicional tainha na taquara. A edição de 2016 contou com 65 bancas. A manutenção dos preços médios dos peixes em relação ao ano passado, em torno de R$ 12 o quilo, deverá ajudar a atingir a meta.

A área total da feira no Largo Glênio Peres é de 3,45 mil metros quadrados. Já os eventos dos bairros Restinga e Belém Novo abrem às 10h desta quarta-feira, 12.

A maior parte da mercadoria é proveniente da cidade de Rio Grande, no Litoral Sul. São muito apreciados o linguado, abrótea, corvina, anchova, namorado e a tainha. Porém, aproximadamente 10% dos peixes são oriundos do rio Jacuí, Guaíba e Lagoa dos Patos, como o pintado, a traíra, o jundiá e o dourado. “Todos os produtos têm qualidade, passam pela inspeção sanitária e são entregues por fornecedores certificados”, atesta Gilmar Coelho, integrante da Colônia de Pescadores Z5.
Parcerias
A edição deste ano não terá recursos financeiros da prefeitura. O governo municipal apoiará o evento por meio do trabalho da equipe de fomento ao setor agropecuário da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), que coordena a iniciativa. Os custos de montagem das bancas serão divididos entre os feirantes inscritos. No ano passado, a prefeitura gastou R$ 178 mil com a Feira, por meio de convênio. “É mais um evento tradicional da cidade, que ocorre graças à articulação dos parceiros e o seu entendimento em relação às dificuldades financeiras da prefeitura”, afirma Ricardo Gomes, titular da SMDE.

The post Feira do Peixe de Porto Alegre abre oficialmente nesta terça, dia 11 appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

3 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.