Fernando Bezerra afirma que manterá a Coaf no Ministério da Justiça

Fernando Bezerra mantém Coaf no Ministério da Justiça
(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O líder do governo no Senado e relator da medida provisória que reestruturou os ministérios, Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou nesta segunda-feira (6) que manterá em seu relatório o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça e Segurança.

A declaração foi dada após reunião com o ministro Sérgio Moro, que tem se posicionado contra uma movimentação de partidos de centro no Congresso para transferir o órgão para o Ministério da Economia. Segundo Fernando Bezerra ainda previsa haver trabalho de convencimento e mobilização para que o governo possa construir maioria da manutenção do Coaf no Ministério da Justiça.

Coaf

O Coaf é uma unidade de inteligência financeira do governo federal que tem como missão promover a proteção dos setores econômicos contra lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. O Conselho recebe, examina e identifica ocorrências suspeitas de atividade ilícita e comunica às autoridades competentes para instauração de procedimentos. Além disso, também coordena troca de informações para viabilizar ações rápidas e eficientes no combate à ocultação ou dissimulação de bens, direitos e valores.

Comentários