Governador anuncia R$ 32 milhões para centros de triagem nos municípios gaúchos

Em uma reunião realizada por videoconferência com 20 prefeitos, o governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, anunciaram na quarta-feira (25) a liberação de R$ 32,4 milhões destinados pelo Ministério da Saúde para serem repassados aos 497 municípios gaúchos.

Conforme Arita, os recursos serão utilizados preferencialmente para a organização de centros de triagem dos pacientes nos municípios, a fim de evitar contato direto de casos suspeitos de Covid-19 com outros pacientes. Aos prefeitos de 20 municípios gaúchos, foi informado o valor que cada um receberá para implementar as medidas.

“Temos expectativa da ampliação do apoio do governo federal aos Estados. Assim, poderá haver mais fôlego aos Estados para repassar recursos aos municípios em questões como programas de transferência de renda para população vulnerável”, informou o governador.

Em relação a equipamentos de proteção individual e hospitalares, demanda de vários prefeitos, o governador informou que o Estado está contatando fábricas que possam ajustar a produção e acelerar o processo de produção, por exemplo, de respiradores.

Comentários