Governador participa da Romaria de Caravaggio

A 139ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, manteve sua tradição de reunir fiéis de todo Estado e, principalmente, da Região da Serra gaúcha. O governador José Ivo Sartori e a Primeira Dama, Maria Helena Sartori, participaram da missa campal neste sábado (26). O frio ensolarado ajudou o evento religioso.

Conforme a organização das celebrações, são esperados mais de 100 mil fiéis visitando o santuário de Caravaggio de sábado e domingo, dias dedicados à devoção de Nossa Senhora. A greve dos caminhoneiros não trouxe consequências à celebração. Os devotos comparecem ao santuário a pé, vindos das cidades próximas, da Serra, e regressam de ônibus.

Até este domingo serão celebradas 20 missas ao todo. A de hoje, na qual estiveram o governador e a primeira dama, foi conduzida pelo arcebispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni . A romaria de Caravaggio está ente as maiores celebrações religiosas do Brasil.

Em em 26 de maio de 1432 aconteceu a primeira aparição de Nossa Senhora do Caravaggio a uma camponesa de nome Joaneta. Ao lado de onde estavam seus pés, brotou uma fonte de água, existente até os dias de hoje, onde muitos doentes recuperam a saúde.

Joaneta, como verdadeira missionária, levou ao povo e aos governantes a mensagem de Maria. Caravaggio está localizada entre Veneza e Milão, na Itália.

Em 1879, em Caravaggio/Farroupilha/RS, Antônio Franceschet e Pasqual Pasa construíram um oratório, um capitel de doze metros quadrados, com alpendre na entrada, localizado em frente ao atual cemitério de Caravaggio.

Comentários