Hemocentro precisa de doadores de sangue tipo O negativo

A baixa dos estoques ocorre devido à queda nas doações em função do período de férias. (Foto: Reprodução)

O Hemocentro solicita com urgência de doações de sangue do tipo O negativo. Em Porto Alegre, o estoque, que atende ao HPS de Porto Alegre, além de outros 45 estabelecimentos hospitalares da Região Metropolitana e Litoral Norte, está baixo. Os hemocentros regionais do interior do Estado também solicitam doações de sangue de todos os tipos, principalmente o tipo O negativo.

Conforme a coordenadora do Hemocentro, Maristela Westphal Teixeira, a baixa dos estoques ocorre devido à queda nas doações em função do período de férias e do aumento da demanda devido às necessidades geradas por emergências, que se intensificaram desde o Natal. “Todas as doações possíveis são importantes. Necessitamos de doações diariamente para manter o estoque necessário para a demanda que também é diária”, afirma.

Doação

Qualquer pessoa em bom estado de saúde com idade entre 16 e 69 anos e com mais de 50 quilos pode doar. Os doadores precisam manter uma boa alimentação evitando alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação. É necessário também apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.

Os doadores do interior devem dirigir-se a um dos oito hemocentros regionais: Hemocruz, de Cruz Alta; Hemopalm, de Palmeira das Missões; Hemopasso, de Passo Fundo; Hemopel, de Pelotas; Hemosm de Santa Maria; Hemoeste, de Alegrete; Hemocs, de Caxias do Sul e Hemosar, de Santa Rosa.

Em Porto Alegre, o endereço do Hemocentro é avenida Bento Gonçalves, 3.722, bairro Partenon. O atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta–feira. Informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3336-6755, ou, na Internet, no pelo site do Hemocentro.

Comentários

Comentários

837 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.