Homicídios, feminicídios e roubo de veículo tiveram queda no Rio Grande do Sul

Indicadores criminais da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), referentes a setembro, apontam que os índices de violência no Rio Grande do Sul tiveram queda. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10), no Palácio Piratini. Os indicadores mostram que homicídios, feminicídios e roubos de veículo estão entre os dados que apresentam diminuição quando comparados com o mesmo período de 2018.

As mortes de mulheres por questões de gênero, os feminicídios, tiveram redução de 41,6%, com sete vítimas neste ano contra 12 em setembro do ano passado. Os assaltos a motoristas, tratados como roubo de veículo pela SSP, mostram diminuição de 32,1%, caindo de 1.203 casos para 816 registros. Já os casos de latrocínios têm estabilidade, com quatro vítimas em setembro de cada ano. Contudo, em Porto Alegre, não houve nenhum roubo com morte em setembro deste ano.

De acordo com a SSP, foram 126 homicídios nos 30 dias de setembro deste ano contra 193 no mesmo período de 2018, refletindo uma redução de 34,7%. Trata-se do mês de setembro menos violento, se comparado com os homicídios, desde 2009. Naquele ano, foram 111 vítimas.

Comentários