Hospital Moinhos de Vento, Cia. Zaffari, Melnick Even e Panvel se unem para cuidar do Parcão. É a maior adoção já feita na história de Porto Alegre.

Parque Moinhos de Vento (Foto: Joel Vargas/PMPA)

FOTO - Jackson Ciceri
Parque Moinhos de Vento (Foto: Joel Vargas/PMPA)
FOTO: LUCAS UEBEL
portalparcao

Situado no coração de um dos bairros mais nobres de Porto Alegre, considerado uma referência na cidade, o Parque Moinhos de Vento tem uma área verde de 115 mil m² de recreação e lazer que será mantida e revitalizada com valores estimados em torno de 1,8 milhão em 48 meses. Primeiro parque adotado em Porto Alegre em 2001, terá um processo diferenciado de gestão compartilhada envolvendo adotantes, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade- SMAMS e Associação do Bairro Moinhos de Vento. Plano de Manejo de responsabilidade da SMAMS definirá as principais ações.

Existem na cidade nove parques e cerca de 600 praças. O programa Adote uma Praça que a SMAMS criou há 30 anos tem mais de 50 praças e dois parques adotados.

O novo termo de adoção será assinado em ato solene no Parque Moinhos de Vento, nesta sexta-feira, 07/04/2017, as 17h.

Um dos espaços mais charmosos e admirados pelos gaúchos, que estava sobre os cuidados desde 2004 do Zaffari e HMV, duas instituições ícones do mercado, recebe a partir deste mês o reforço de mais duas grandes empresas, Melnick Even e PANVEL. O Parcão oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Para o público infantil, estão à disposição equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil.

Através de edital público a Prefeitura Municipal de Porto Alegre comunicou a disponibilidade da adoção do Parque Moinhos de Vento, que inclui serviços obrigatórios e complementares. As quatro empresas firmaram uma parceria apresentando uma proposta conjunta, com serviços estimados em mais de R$ 1,8 milhão para execução em um prazo de 48 meses a contar de 03/04/2017.

Para a gestão da nova adoção será criado um grupo de trabalho, composto por representantes de cada um dos adotantes, SMAMS e Associação do Bairro Moinhos de Vento para identificar os anseios da comunidade e eventuais demandas de utilização e melhorias do parque, bem como gerenciar a execução dos serviços.

Com base nesse trabalho a SMAMS desenvolverá o Plano de Manejo, que é de sua responsabilidade, contendo o que deve ser feito no parque, incluindo melhorias e revitalizações, algumas das quais já foram identificadas pelo grupo adotante, estando no objetivo de execução.

Coube a Melnick Even devido ao seu know-how no Projeto de Adoção de Praças em Porto Alegre, a coordenação das atividades.

Com a adoção do Parcão a Melnick Even vem consolidar uma das maiores e mais importantes ações de sustentabilidade já construídas pela empresa, o Projeto Praças. Criado em 2003, atinge oito praças e agora um parque adotados, totalizando 185 mil m²- beneficiando milhares de pessoas em 7 bairros de Porto Alegre. No programa Adote uma Praça da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a empresa é a maior parceira da prefeitura em adoções de praças. Por esse trabalho a Melnick Even foi premiada em 2016 pelo Sinduscon-RS e ABRH-RS. O Parcão, além da sua importância para o bairro Moinhos de Vento e para toda a sociedade porto-alegrense, será a 9ª adoção da empresa.

Amanutenção e revitalização do Parcão

Dentre os serviços estão: correção de valas e assoreamento do parque com saibro compactado, manutenção de aproximadamente 250 bancos e 115 lixeiras, plantio e corte de grama, manutenção de canteiros com reposição de mudas, controle de ervas daninhas e adubação, obras de drenagem para solucionar os problemas de valas e assoreamento do parque, reposição de saibro compactado em passeios e ambientes, reposição de pedras portuguesas no Recanto do Jardim, e execução de passeios com basalto.

O novo termo de Adoção contará com uma equipe de no mínimo seis pessoas diariamente, para a realização dos serviços, incluindo um coordenador geral, que será o responsável pela gestão da equipe e interface entre os adotantes e a SMAMS.

Além dos serviços descritos, que fazem parte do escopo da adoção, por iniciativa do grupo adotante, será feita a reforma do alojamento para funcionários e equipamentos.

Dependendo do Plano de Manejo, os serviços deverão ser ampliados com implantação de um petplace, revitalização da pista de patinação, das quadras de futebol, tênis e vôlei, espa

The post Hospital Moinhos de Vento, Cia. Zaffari, Melnick Even e Panvel se unem para cuidar do Parcão. É a maior adoção já feita na história de Porto Alegre. appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

821 Comentários