Inaugurado o novo Centro de Simulação Realística da Santa Casa, em parceria com a UFCSPA

Fostos: Jackson Ciceri/O SUL

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em parceria com UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) inaugurou na manhã desta terça-feira (08) um novo espaço para treinamento de acadêmicos, residentes, médicos e demais profissionais da saúde. O Centro de Simulação Realística Clínica e Cirúrgica, localizado dentro do Complexo da Santa Casa, conta com os mais modernos equipamentos para simulação de procedimentos clínicos e cirúrgicos e uma infraestrutura projetada para oferecer as melhores práticas de ensino.

Segundo o diretor médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Jorge Hetzel, o novo centro permite treinamento técnico e comportamental com alunos sendo supervisionados por professores em conversas gravadas e depois analisadas, procurando diluir dúvidas e revisar procedimentos. Bonecos robôs e peças do corpo humano ficam ao dispor das turmas para a simulação em diferentes situações, ampliando a atividade para a medicina, enfermagem e demais áreas ligadas à saúde. Os robôs expressam sentimentos de dor, choro e sensibilidade, tal qual o corpo humano. A tecnologia é importada dos EUA e o novo Centro da Santa Casa é um dos mais modernos do país, ocupando cerca de 300 metros quadrados de área. O investimento por parte da Santa Casa e da UFCSPA foi em torno de 4 milhões de reais.

Na visão do diretor-geral e de relações institucionais da Santa Casa, Júlio Flávio Dornelles de Matos, “a iniciativa é fundamental para a ampliação de segurança e atualidade do processo assistencial na instituição e aperfeiçoamento para todos os profissionais que nela atuam”.

A solenidade de inauguração contou com a presença de representantes das instituições envolvidas. lideranças setoriais, autoridades e convidados. Representando o governador José Ivo Sartori, marcou presença o secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz. Subiram ao palco o provedor o provedor Alfredo Henrique Englert, o diretor médico Jorge Hetzel e a reitora da UFCSPA, Miriam da Costa Oliveira, após a presentação ao público de um vídeo detalhando a operacionalidade do novo Centro.

realisticastacasa23
realisticastacasa22
realisticastacasa21
realisticastacasa16
realisticastacasa14
realisticastacasa12
realisticastacasa05
Dr. Jorge Hetzel, a reitora Miriam da Costa Oliveira e o provedor Alfredo Guilherme Englert.
realisticastacasa25
realisticastacasa26

Comentários

Comentários

801 Comentários