Incêndios florestais deixam dezenas de mortos e feridos em Portugal e na Espanha

FONTE: O SUL – http://www.osul.com.br/

Os incêndios florestais que atingem a Região Central e o Norte de Portugal deixaram pelo menos 31 mortos e 51 feridos desde domingo (15), informou a Defesa Civil nesta segunda-feira (16).

O número de vítimas é provisório porque as equipes dos bombeiros ainda não conseguiram ter acesso a todas as localidades atingidas pelo fogo. As mortes foram registradas em Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Viseu.

O governo português declarou estado de emergência pública em todas as regiões do Norte do rio Tejo, um território com metade do tamanho do continente português. No domingo, foi registrado o recorde de 443 focos de incêndio no país. Na Espanha, ao menos quatro pessoas morreram por causa do fogo.

Os incêndios voltam a atingir o Centro de Portugal, onde em junho mais de 60 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas. Em Pedrógão Grande, na região de Leiria, mais da metade das vítimas morreu carbonizada dentro de seus carros na estrada entre Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra. As chamas se espalharam devido aos fortes ventos à medida que resquícios da tempestade Ofélia atingiram a Península Ibérica, de acordo com a Reuters.

Brasileira

A atriz Dani de Lova, que já foi bailarina no programa Domingão do Faustão, está em Portugal a trabalho. Ela se refugiou em um hotel em Vista Alegre, pois o fogo se alastra na região. “Não tem vagas no hotel, as estradas estão fechadas. Tudo interditado, meu celular acabando a bateria e não há nem como carregar. Muita fumaça pegamos na estrada”, disse Dani.

Seu assessor, Fabiano de Abreu, que também está em Portugal, onde tem uma residência, disse que não pode nem sair de casa. “Minha casa fica no alto, dá para ver os incêndios, estou bem no centro, muita fumaça. Tenho que manter a casa fechada e ficar em alerta para os procedimentos caso chegue muito próximo. São muitos meses de seca e calor. Hoje está a ventar muito devido a chuva que finalmente virá. Mas o vento alastrou o fogo”, relatou, em Paiva.

Espanha

A Espanha também é atingida pelas chamas. Pelo menos quatro pessoas morreram, segundo autoridades locais. Os corpos de duas das três vítimas, ambas mulheres, foram encontrados por bombeiros dentro de um carro queimado em uma estrada em Pontevedra, na Galícia. Um homem com cerca de 70 anos morreu enquanto tentava salvar os animais de sua fazenda, relatou a mídia espanhola. Ainda não há detalhes sobre a quarta vítima.

Os incêndios se propagaram rapidamente durante o fim de semana em razão do calor. Algumas chamas na região espanhola da Galícia continuavam fora de controle nesta segunda-feira, afirmaram autoridades locais.

Comentários