Instituto do Câncer Infantil abre as portas de sua nova sede em Porto Alegre

Fotos: Jackson Ciceri/O SUL

A manhã da última quarta-feira foi histórica para uma instituição que chega aos seus 25 anos com chave de ouro, tendo muito a comemorar. O ICI (Instituto do Câncer Infantil) inaugurou neste dia sua nova sede, na rua São Manoel, na Capital. A obra levou dois anos para ser completada, representando um montante de nove milhões de reais, obtidos com recursos de 12 mil doadores. As novas instalações motivam e orgulham diretoria, voluntários e comunidade. São quatro andares totalmente equipados para atendimento em áreas multidisciplinares aos pacientes e seus familiares. Além de salas de exames, atendimento assistencial, consultórios médicos e odontológico, todo um andar é dedicado à recreação dos doentes. Mas não fica nisso, oficinas de artesanato e artes ficam ao dispor dos familiares, incluindo espaço de descanso e banho, numa extensão aos cuidados ofertados pela instituição durante o tratamento médico.
As pesquisas científicas nas áreas Celular e Molecular, Clínica e Epidemiológica e de Bioinformática igualmente ganharam espaço na nova sede, pois o objetivo maior do ICI é a cura, hoje na casa de 73% dos pacientes, cuja faixa etária de maior incidência da doença é entre zero e 19 anos. Por trás desta meta, está o acompanhamento permanente de cada um deles, mesmo depois da cura. Segundo o presidente do ICI, Algemir Brunetto, “queremos acompanhar os passos dos pacientes até seus 90 anos de idade”, o que demonstra a preocupação da instituição no cumprimento de suas propostas.
“Temos projetos lindos”, afirma com entusiasmo o médico oncologista Algemir Brunetto. Diz ele, que até então todos os encaminhamentos por parte do Instituto vinham sendo direcionados ao Hospital de Clínicas, pela sua vocação enquanto hospital universitário e pelo atendimento nesta área, de alta complexidade, exigindo um conjunto de especialistas e apoio que não é qualquer hospital que pode oferecer. Os planos do ICI são de estender a partir de agora para a Santa Casa e hospitais da PUC e Conceição, além de todo o Estado e ainda Santa Catarina.
Um Call Center ganha força, otimizando a comunicação entre o ICI e pacientes e familiares, ofertando orientação sobre diagnóstico e tratamento. “Estamos criando uma rede nos 40 principais centros brasileiros, que ficará sob nossa coordenação”.
Mesmo diante de toda esta nova estrutura que o ICI passa a disponibilizar em solo gaúcho, a sustentabilidade de sua operação continua a depender de doações de pessoas físicas e jurídicas, hoje recebidas por instituições financeiras parceiras como o Banco do Brasil (Ag. 1899-6 conta 600.007-x), Banrisul (Ag. 0077 conta 06.002010-6) e Sicredi (Ag. 0116 conta 54.461-2). Como atesta o presidente do Conselho Deliberativo do ICI, o jornalista Lauro Quadros, “o sucesso da instituição está na sua credibilidade e na ausência de protagonismo”, fatores que também sinalizam esta trajetória que enaltece os passos traçados pela instituição no RS nos seus 25 anos de atividades.

Dr. Algemeir Brunetto, presidente do ICI.
Dr. Brunetto e diretoria do ICI.
inaugici30
inaugici29
inaugici28
Porto Alegre 2016 -  Inauguração da nova sede do Instituto de Câncer Infantil .
.-  FOTO - Jackson Ciceri
inaugici26
Fotos: Jackson Ciceri/O SUL
inaugici16
inaugici15
inaugici14
inaugici13
inaugici12
Porto Alegre 2016 -  Inauguração da nova sede do Instituto de Câncer Infantil .
.-  FOTO - Jackson Ciceri
Porto Alegre 2016 -  Inauguração da nova sede do Instituto de Câncer Infantil .
.-  FOTO - Jackson Ciceri
inaugici09
inaugici08
inaugici07
inaugici06
inaugici05
inaugici04
inaugici03
inaugici02
inaugici01

Comentários

Comentários

Um Comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.