Linha T1 será a próxima a testar sistema GPS

Projeto de implantação do sistema GPS nos ônibus começou na linha T12. (Foto: João Paulo Magalhaes/PMPA)

A próxima linha de ônibus a realizar o teste com o sistema GPS, em Porto Alegre, será a linha T1, da Carris, no dia 17 de março. A T1 conta com 19 veículos que realizam, diariamente, o trajeto que vai do Terminal Triângulo Assis Brasil, Zona Norte, passando por avenidas como a João Wallig, Ipiranga até o fim da linha, que é na avenida Loureiro da Silva, área central.

Em média, são 228 viagens, transportando mais de 16 mil passageiros por dia. O projeto-piloto também irá testar o GPS nas linhas T5, T7 e T2. O projeto-piloto foi na linha T12.

Os equipamentos instalados de forma experimental possibilitam que os usuários acompanhem, em tempo real, a localização do veículo mais próximo e o horário em que ele passará na parada. A iniciativa servirá para melhorar a gestão do transporte coletivo de Porto Alegre.

O iniciativa alcançará todas as linhas da Capital. Os dados obtidos pelo GPS serão gerenciados pela Procempa, através da sala Big Data, onde serão armazenadas e controladas as informações referentes à mobilidade urbana. No local, engenheiros de tráfego da Empresa Pública de Transporte e Circulação e cientistas de dados da Procempa farão a análise estatística.

Outras centrais também receberão as informações do GPS, como as garagens das empresas de ônibus, para fazer a operação diária, além do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre, onde será possível traçar estratégias de gestão de crise, assim como na sede da EPTC, para gerenciamento, fiscalização e controle.

Comentários

Comentários

24 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.