Linhas de ônibus de Porto Alegre terão alterações a partir de sábado

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), anunciou, nesta terça-feira (23), alterações em 18 linhas de transporte coletivo da Capital, o que representa menos de 5% do total de linhas em operação. A medida entra em vigor a partir de sábado (27), aproveitando o período de movimento reduzido para atualização do sistema de transporte.

Algumas linhas vão passar de radiais, que se deslocam até o Centro, para alimentadoras, e outras serão unidas – atendendo as mesmas comunidades de forma racionalizada. Algumas alterações serão apenas no fim de semana, outras apenas em dias úteis e até nos sábados, após 20h30.

A redução do número de passageiros foi o motivo para adoção da medida que irá transformar essas linhas em alimentadoras. “A média de usuários por viagem é extremamente baixa, varia de 11 a 20 passageiros num veículo que tem capacidade para 80 pessoas e a média mensal de pagantes reduziu mais de 26%, desde 2011 até o fim de 2017. Esses ajustes são necessários para melhorar a qualidade do serviço, otimizar o atendimento e regularizar intervalos”, destaca o gerente de Planejamento e Transportes da EPTC, Flávio Tumelero.

Sábados após 20h30
– 493+494, se torna 494.4 Rubem Berta/Jardim Ypu/Sábados

Altera aos domingos:
– 610+611, se torna 610.1 Minuano/Lindóia
– 345+346, se torna 346.2 São José/ Santa Catarina

Altera sábados e domingos:
– 270+271, se torna 270.1 Grutinha/Via Amapá

Altera nos dias úteis:
– A88+A16, se torna A16 Dorival Castilho/Imperial Parque;
– 170+187.1, se torna 170 – Jd. Das Palmeiras/Cel. Massot;

Altera nos dias úteis e fim de semana:
– A09+A10, se torna A09 Alimentadora Restinga Nova (contempla itinerário A10)

Se torna linha de retorno:
– 349 São Caetano – São Caetano/retorno Sarmento Leite. Pode integrar: nas paradas da Osvaldo Aranha, Sarmento Leite e João Pessoa.

Se tornam alimentadoras:
– 265 Jardim Medianeira – A265 Jardim Medianeira. Pode integrar em paradas da Gomes Carneiro e Carlos Barbosa
– 285 Nonoai – A285 e A285.1 Nonoai/Erechim/Costa Lima. Pode integrar em paradas da Teresópolis e Guia Lopes (estação) CB.
– 288 Ipanema/ Morro Alto – A288 Ipanema/Morro Alto. Pode integrar em paradas da Juca Batista – Zaffari e T11.

Prazo

Para minimizar o impacto ao usuário, quem usa as linhas A265, A285, A285.1 e A288 terá 30 dias, a contar da data da alteração, para fazer seu cartão TRI – que possibilita a integração, que é a segunda passagem gratuita com utilização em até 30 min depois da primeira, com o passe antecipado. Nesse período, os passageiros que pagam a passagem com dinheiro serão acompanhados por um fiscal, que estará à disposição nas paradas que possibilitam a integração, e terão a roleta liberada na utilização da segunda linha. Dados apontam que cerca de 492 pessoas estão nessa situação, o que representa menos de 0,05% dos registros de uso diário do transporte público em Porto Alegre.

As alterações serão publicadas em nossos canais oficias – www.eptc.com.br, www.facebook.com/eptc.poa e www.twitter.com/EPTC_POA. Usuários também poderão esclarecer as dúvidas pelo número 118. Possíveis ajustes podem ser solicitados pelos passageiros nos primeiros dias da operação.

Tabela de verão dos ônibus vai até 25 de fevereiro

A tabela de verão no sistema de ônibus da Capital, que iniciou-se no dia 26 de dezembro, vai até 25 de fevereiro. A redução de viagens é de apenas 9%. Já a estimativa de redução do número de passageiros é de 23%. As linhas alimentadoras escolares, dedicadas basicamente ao transporte de estudantes até as escolas, não sofrem alteração de tabela em função da recuperação das aulas previstas para o período. Algumas escolas optaram por fazer a compensação dos dias letivos em janeiro e outras em fevereiro, então a demanda foi avaliada pontualmente em cada região. A adoção da tabela horária específica para o verão ocorre todos os os anos nesse período.

Também não há redução de horários nas linhas que apresentam maior movimento. Além disso, os primeiros e últimos horários foram mantidos. As tabelas horárias estão disponíveis no site da EPTC.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação monitora o atendimento das linhas para realizar ajustes, se necessários. Usuários podem enviar dúvidas, reclamações ou sugestões pelo número 118, Fala Porto Alegre 156 ou site da EPTC.

Comentários