Mahindra do Brasil chega ao RS para expandir mercado de tratores

Jak Torretta Júnior, diretor-geral de Operações da Mahindra do Brasil (E) e Mani Iyer, CEO da Mahindra Estados Unidos. Fotos: Jackson Ciceri/O SUL

Originária da Índia, a Mahindra é a maior fabricante de tratores do mundo, com produção anual em torno de 600 mil unidades/ano. Na China, a produção gira em torno de 300 mil/ano. Nos Estados Unidos, recentemente assumiu a terceira posição no segmento de tratores até 200 cv com uma produção anual entre 200 e 300 mil unidades. No Brasil, a empresa objetiva se tornar uma das três maiores na faixa de potência até 130 cv nos próximos cinco anos.

A empresa escolheu a região metropolitana de Porto Alegre para apoiar seu crescimento no País, a partir da fábrica localizada em Dois Irmãos que passa a ser gerida pela Mahindra & Mahindra, com reporte à unidade dos Estados Unidos, similar ao que já acontece com as operações da empresa no México e no Canadá.

A opção pelo Rio Grande do Sul se deu pela própria vocação agrícola do Estado e pelo potencial junto ao segmento rural. Dentro da nova estratégia de atuação, a Mahindra do Brasil centra esforços na ampliação de seu portfólio, também priorizando a ampliação da rede de concessionárias, passando de 11 para mais de 20 no País ao longo do próximo ano. Os novos pontos de venda ficarão concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

As novidades foram divulgadas pelo diretor-geral de Operações da Mahindra do Brasil, Jak Torretta Júnior, e pelo CEO da Mahindra dos Estados Unidos, Mani Iyer. Segundo Jak, a aposta da empresa fica para as próprias características dos tratores, que passam pela robustez, economia de combustível e facilidade de operação, entre outros itens que agregam “valor aos produtos”, diz ele.

O CEO da companhia, Mani Iyer, que esteve esta semana no Brasil pela primeira vez, abordou os pilares da organização como fundamental no processo de crescimento. São eles: a qualidade, simplicidade e diferenciais dos produtos, a satisfação da rede de concessionárias e dos usuários, as parcerias firmadas, inclusive para a fabricação de peças nos países onde a empresa se faz presente. Além disso, ele destacou a importância da participação da empresa junto às comunidades e mencionou como exemplo o apoio a times escolares e o empréstimo gratuito de máquinas em situações de catástrofes naturais em outros países. No RS, o diretor-geral de Operações, Jak Torretta Júnior, diz que conversas com a Prefeitura da cidade já estão em pauta a fim de colaborar com demandas e anseios locais. Como reitera Mani Iyer, “os planos para o Brasil são grandiosos” e a atuação da Mahindra está calcada em um conceito de crescimento. O investimento em comunicação integra o projeto. “Quando uma empresa entra em um mercado, o importante não é só fazer negócios, mas fazer algo para a comunidade”.

Os objetivos da Mahindra, estimado para os próximos anos, de ocupar as primeiras posições do ranking setorial na comercialização de tratores ganha força no planejamento estratégico desenhado neste momento, mesmo de crise. “Nosso planejamento prevê expansão passo a passo, de forma viável”. No momento, a fábrica em Dois Irmãos responde pela produção anual de 1.200 tratores. O número de colaboradores também deverá duplicar nos próximos meses.

CEO da Mahindra Estados Unidos, Mani Iyer

O CEO da Mahindra Estados Unidos, Mani Iyer tem experiência em engenharia, gestão, vendas internacionais, desenvolvimento de negócios e operações, ocupando cargos de liderança dentro da Mahindra & amp; Mahindra em toda a América do Norte e Ásia. Ele se juntou à Mahindra Norte Americana em 1998, onde passou de chefe de desenvolvimento de produtos para vice-presidente de vendas antes de ser escolhido como presidente em 2009.

Atualmente, Iyer atua como presidente da Confederação de Indústria Indiana – Fórum Empresarial da Índia nos Estados Unidos. Suas outras afiliações profissionais incluem: Membro do Conselho para a Associação de Fabricantes de Equipamentos (AEM), Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), Agência de Proteção Ambiental (EPA) e Califórnia Air Resources Board (CARB). Iyer tem compromisso com o crescimento pessoal e profissional, identificando e implementando novos padrões de qualidade e práticas de gestão. Sua crença na responsabilidade corporativa e de funcionários são as pedras angulares que impulsionam o crescimento da Mahindra sob sua liderança.

Diretor-Geral de Operações da Mahindra Brasil, Jak Torretta Junior

Executivo especializado em Marketing B2B e Planejamento Estratégico, com grande experiência no mercado latino-americano de máquinas agrícolas. Jak Torretta Junior tem experiência na gestão de diferentes áreas como Marketing, Gestão de Projetos, Estratégia de Produto, Planejamento Estratégico, Vendas Domésticas e de Exportação.

nahindrabras04
nahindrabras06
nahindrabras01

Atribuição internacional na Escandinávia e Europa Ocidental em Marketing e Gestão de Canais de Vendas.

Comentários

815 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.