Mahindra Tratores assume operações no Brasil com foco em crescimento

Jak Torretta Júnior, diretor-geral de Operações da Mahindra do Brasil (E) e Mani Iyer, CEO da Mahindra Estados Unidos. Fotos: Jackson Ciceri/O SUL

 

A Mahindra do Brasil inicia uma nova história para a marca na América do Sul. A operação brasileira da fábrica de tratores localizada em Dois Irmãos passa a ser gerida pela própria Mahindra & Mahindra, com reporte à unidade dos Estados Unidos, assim como ocorre com as operações do México e do Canadá. Na manhã desta quarta-feira  (09), a empresa divulgou seu posicionamento e estratégia, representada na ocasião por Mani Iyer, CEO da Mahindra Estados Unidos, e Jak Torretta Junior, Diretor-Geral de Operações da Mahindra Brasil.

A partir de agora, a marca passa a investir diretamente no país para aumentar o portfólio de produtos oferecidos no mercado interno. Em um primeiro momento, serão agregados à linha de montagem modelos globais da Mahindra comercializados nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

Dentro da nova estratégia de atuação, a empresa também focará na ampliação da rede concessionária, passando de 11 para mais de 20 no país ao longo do próximo ano. Os novos pontos de venda abrirão as portas principalmente no Sul e Sudeste.

Atualmente em Dois Irmãos são montados três modelos de 45 a 92 cv (veja abaixo).  Os tratores Mahindra apresentam como características versatilidade, robustez e economia de combustível, voltados para produtores rurais de diferentes portes e também para uso em obras públicas.

Em condições de atender a expansão do mercado nacional, a unidade de Dois Irmãos, inaugurada em 2013, será ampliada assim que houver necessidade. A capacidade produtiva hoje alcança 1.200 tratores por ano. Na cidade, são montados modelos mundiais da Mahindra, nacionalizados e preparados para as condições brasileiras de operação, de acordo com as legislações de segurança e emissões de poluentes.

A fábrica foi instalada na Grande Porto Alegre porque a região reúne uma cadeia de suprimentos bastante desenvolvida e mão de obra de qualificada. Além disso, o Rio Grande do Sul tem vocação agrícola, sendo um dos principais mercados para a marca devido ao perfil dos agricultores presentes na região.

Originária da Índia, a Mahindra é a maior fabricante de tratores do mundo, com produção anual em torno de 600 mil unidades. Nos EUA, recentemente assumiu a terceira posição no segmento de tratores até 200 cv. No Brasil, a empresa tem como objetivo se tornar uma das três maiores na faixa de potência até 130 cv nos próximos cinco anos.

Segundo Jak Torretta Júnior, os planos de crescimento estão calcados no próprio conceito da empresa (“Rise”)  e na qualidade, simplicidade e facilidade de operação dos tratorres, que constituem seu diferencial. Segundo o CEO Mani Iyer, a organização centra esforços em pilares como:  a qualidade, simplicidade  e diferenciais dos produtos, a satisfação da rede de concessionárias e dos usuários, as parcerias firmadas, inclusive para a fabricação de peças nos países onde a empresa se faz presente. Além disso, ele destacou a importância da participação da empresa junto às comunidades e mencionou como exemplo o apoio a times escolares e o empréstimo gratuito de máquinas em situações de catástrofes naturais em outros países. No RS, o diretor-geral de Operações,  Jak Torretta Júnior, diz que  conversas com a Prefeitura da cidade já estão em pauta a fim de colaborar com demandas e anseios locais. Como reitera Mani Iyer, “os planos para o Brasil são grandiosos” e a atuação da Mahindra está calcada em um conceito de crescimento. O investimento em comunicação integra o projeto.  “Quando uma empresa entra em um mercado, o importante não é só fazer negócios, mas fazer algo para a comunidade”.

Modelos e aplicações de tratores/Séries de tratores Mahindra hoje comercializados no Brasil:

9200 – potência de 92 cv, transmissão 12×12 velocidades, com reversão mecânica e opções de diferentes capacidades de levante nos três pontos.

8000 – potência de 80 cv, transmissão de 12×12 velocidades com reversão mecânica. É financiado pelo Mais Alimentos e Finame Moderfrota.

4530 – com 42cv e transmissão de 8×8 velocidades, este modelo é importado da Índia em CKD e montado em Dois Irmãos.

Os tratores Mahindra se diferenciam dos demais em seu segmento de potência pela robustez e baixo consumo de combustível, sendo a escolha ideal para agricultores que exigem simplicidade, facilidade de manutenção e custo operacional reduzido.

 

 

nahindrabras15
nahindrabras08
nahindrabras10
nahindrabras12

Comentários

Comentários

9 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.