Manifestantes realizam atos contra e a favor de Bolsonaro em Porto Alegre e em outras cidades brasileiras

Manifestantes saíram às ruas do País na tarde deste sábado (29) para marcar posição sobre a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência. No Rio, um ato liderado por mulheres ocupou a Cinelândia com bandeiras e gritos de ordem contra o deputado federal. Já apoiadores do capitão se reuniram em Copacabana para defendê-lo com camisas e bandeiras do Brasil. Bolsonaro deixou neste sábado o hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde 7 de setembro em função do ataque a faca durante campanha em Minas Gerais.

Na Cinelândia, mulheres levam cartazes com os dizeres “Ele Não” – uma campanha que se espalhou pelas redes sociais contra o político e ganhou adesão até de artistas internacionais como a cantora Madonna.

Em São Paulo, por volta das 14h30min, centenas de pessoas estavam no Largo da Batata, na Zona Oeste, no ato “Mulheres contra Bolsonaro”. O evento reuniu integrantes da União da Juventude Socialista, União Estadual dos Estudantes Secundaristas, sindicatos, coletivos feministas, militantes com bandeiras do PT, PSOL, PSTU e Rede. Barracas vendiam camisetas com as palavras #EleNão. A expressão também estava em bandeiras acompanhada de palavras de ordem como “ditadura nunca mais”, contra o machismo, o racismo e a exploração.

Protestos 

Durante a manhã, manifestações contra e a favor o candidato ocorreram em 45 cidades de 12 Estados brasileiros. Os atos foram convocados pelas redes sociais. Até as 13h, 36 cidades em 10 Estados tinham registrado manifestações contrárias a Bolsonaro: Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Já os atos a favor do candidato tinham acontecido em 12 cidades de 6 Estados: Goiás, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, um ato foi realizado no Parque Farroupilha (Redenção), às 15h. A mobilização #Elenão foi organizada por mulheres nas redes sociais.


Um ato a favor do deputado na Capital gaúcha será realizado às 15h deste domingo (30) no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. Mais de 3 mil pessoas confirmaram presença pela internet.

No Vale do Sinos, apoiadores de Bolsonaro realizaram carreatas em São Leopoldo e Novo Hamburgo neste sábado. Atos a favor dele também ocorreram em outros municípios do interior do RS.

Outros países

Em diversas cidades ao redor do mundo, também foram realizados protestos contrários ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas de intenção de voto na eleição brasileira.

Com o slogan #Elenão – criado em uma campanha dentro de um grupo no Facebook que reúne 3,8 milhões de mulheres -, pessoas se organizaram e protestaram em cidades da Alemanha, Espanha, França, Suíça, Itália e Portugal. Em Genebra, uma das principais cidades da Suíça, as pessoas protestaram na frente à sede da Organização das Nações Unidas.

Na sexta-feira, a cantora Madonna postou uma mensagem contra Bolsonaro e aumentou a visibilidade do movimento nas redes sociais.

Comentários