MEC lança novo programa que prioriza ensino técnico

Medida é muito defendida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Divulgação Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (8) um novo programa denominado Novos Caminhos, que se baseia em três eixos principais: Gestão e Resultados; Articulação e Fortalecimento, e Inovação e Empreendedorismo. O programa ofertará cerca de 1,5 milhão de vagas para educação profissional e tecnológica até 2023. De acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o objetivo principal do projeto é acabar com o preconceito em relação a cursos técnicos e melhorar a qualificação dos profissionais.

As vagas serão disponibilizadas tanto para o ensino médio quanto para jovens e adultos que já estão fora da escola. O programa também prevê diversas ações que incluem mudanças na regulação da oferta de cursos técnicos e na formação de professores. Além disso, a pasta pretende atualizar o catálogo nacional deste tipo de curso, que orienta a oferta em todo o país. O catálogo vigente, segundo o MEC, foi atualizado em 2014, com base no cenário do Brasil em 2013.

Na segunda-feira (7), o ministro da Educação já havia comentado sobre a questão do aprimoramento do ensino técnico e reforçou uma das principais promessas de campanha do governo de Jair Bolsonaro: a educação infantil. Confira o evento de lançamento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=5gdO4SzDfQ0

Comentários