Ministério da Economia libera fundos para pagamento de bolsas CNPq


No total, estava prevista a liberação de cerca de R$ 60 milhões para doutorandos, pós-doutorandos e professores visitantes. (Foto: Divulgação/CNPq)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, na sexta-feira (27), que o pagamento de outubro de cerca de 80 mil bolsas de pós-graduação está assegurado. O pagamento é referente ao mês de setembro. De acordo com o CNPq, o Ministério da Economia liberou parte dos fundos que estava contingenciado. Ainda segundo o órgão, os recursos liberados são do próprio ministério.

No início de setembro, o governo desbloqueou cerca de 3 mil bolsas de estudo de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). No fim de julho, o órgão anunciou a suspensão de novas bolsas de pesquisa enquanto o governo federal não liberasse crédito suplementar.

O edital que foi interrompido foi lançado em junho do ano passado e previa duas chamadas de pesquisadores, uma no início e outra no meio de 2019. No total, estava prevista a liberação de cerca de R$60 milhões para doutorandos, pós-doutorandos e professores visitantes.

Comentários