Ministério faz reconhecimento sumário de situação de emergência de São Francisco de Paula

Procedimento é empregado quando o desastre é público e notório e considerado de grande intensidade. (Foto: Divulgação)

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, sobrevoou e visitou nesta quinta-feira (16) as áreas afetadas por tempestades em São Francisco de Paula (RS) no último domingo (12).

O reconhecimento federal de situação de emergência, publicado hoje no Diário Oficial da União, foi realizado por procedimento sumário – quando o desastre, público e notório, é considerado de grande intensidade. Nestes casos, para agilizar o atendimento à população, o Ministério da Integração Nacional realiza o procedimento antes mesmo que a solicitação do município ou do estado seja oficializada.

“A medida permite que possamos dar as respostas e iniciar as discussões do plano de reconstrução da cidade o mais rápido possível”, explica Helder Barbalho.

Acompanhando por uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o ministro participou de uma reunião com o governador José Ivo Sartori, com o prefeito Marcos Aguzzoli e representantes das defesas civis estadual e municipal para definir ações de apoio federal a serem prestadas pelo Ministério.

Nesta semana, a pasta colocou à disposição kits de assistência humanitária, contendo produtos de higiene, limpeza e dormitório para auxiliar as famílias afetadas e que tiveram suas casas atingidas. “Nós estamos preparados para garantir a viabilização dos recursos. O Governo Federal tem uma linha do Banco Nacional de Desenvolvimento que pode viabilizar o apoio ao setor produtivo, por exemplo. Neste momento é necessário ter a união da sociedade e dos entes federados para trazer a normalidade e tranquilidade de volta à cidade”, destacou.

 

The post Ministério faz reconhecimento sumário de situação de emergência de São Francisco de Paula appeared first on O Sul.

Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.