Moradores de Brumadinho receberão pagamento do INSS antecipado

Por Gabriella Rocha*

Medida valerá durante o período em que o município registrar estado de calamidade pública. (Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) declarou que antecipará o pagamento dos benefícios previdenciários a moradores de Brumadinho, em Minas Gerais. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (28).
O INSS reconhece que os moradores do município ainda sofrem com as consequências do rompimento da barragem de rejeitos da Vale, que completou um mês dia 25 de fevereiro. Além da morte de centenas de pessoas, o incidente causou danos ambientais irreparáveis, como a contaminação do rio Paraopeba, o tornando impróprio para uso devido a extensa quantia de materiais pesados dispersos no local.
O beneficiário deverá assinar um Termo de Opção, disponíveis nas agências bancárias ou em correspondentes responsáveis pelo pagamento dos benefícios, entre 22 de fevereiro, até 30 de abril de 2019. A antecipação valerá enquanto o município continuar registrando estado de calamidade pública, reconhecido pela portaria nº30, de 25 de janeiro de 2019, da Secretária Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional. O valor antecipado deverá ser ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação, mediante desconto da renda do benefício, e, dada a natureza da operação, sem qualquer curso ou correção.

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

Comentários