Nasa afirma ter encontrado moléculas de água na superfície da Lua

Cientistas não sabem ainda se a água é potável. (Foto: Nasa)

A Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos) anunciou nesta segunda-feira (26) uma nova “descoberta emocionante” sobre a Lua. Segundo a agência, foi encontrada água na superfície lunar.

Os cientistas ainda não sabem se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural. A agência explicou que foram detectadas moléculas de água, mas ainda não se sabe o estado. “Muitas pessoas pensam que a detecção que fiz é água em forma de gelo, o que não é verdade. São apenas as moléculas de água – porque estão tão espalhadas que não interagem umas com as outras para formar gelo ou estar na forma líquida”, disse Casey Honniball, pesquisadora da Nasa e autora do estudo que confirmou a existência de H2O na Lua.

A Lua não tem corpos de água líquida que são uma marca registrada da Terra, mas os cientistas disseram que a água lunar está mais espalhada, com moléculas de água presas em grãos minerais na superfície.

O astrônomo Cássio Barbosa explicou que o anúncio “é uma confirmação direta da existência de água na Lua“, sobre a qual já existiam suspeitas. “Os métodos anteriores davam margem a dúvidas, ainda que pequenas. Esse resultado é muito mais robusto”, disse Cássio.

“A água pode ser usada para abastecer as estações espaciais, mas também pode ser decomposta em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio, quando queima, libera muita energia e pode servir de combustível. Já o oxigênio servirá para manter a atmosfera dessa base lunar. A importância de se descobrir água na Lua é estratégica: ela será útil para a colonização da Lua“, declarou Cássio.

Comentários