O empresário gaúcho Ivo Tramontina morre aos 92 anos

O empresário Ivo Tramontina, um dos fundadores da empresa Tramontina, morreu na tarde de sábado (23), no Hospital São Roque, em Carlos Barbosa. Ele estava com 92 anos.

A prefeitura de Carlos Barbosa vai decretar três dias de luto para homenagear o empresário natural da cidade onde continua a sede da empresa fundada em 1911, e reconhecida como referência de qualidade em mais de 120 países.

Nascido em Carlos Barbosa, berço e até hoje sede das empresas Tramontina, Ivo é filho de Valentin e Elisa Cecco Tramontina. Desde jovem, trabalhou em vários setores da empresa, e ajudou a mãe a assumir a presidência. Em 1949, com 23 anos, passou a administrar a indústria ao lado de Ruy Scomazzon, na época com 21 anos. Na ocasião, a fábrica tinha 16 empregados.

A partir de então, a Tramontina iniciou um processo de crescimento e de melhorias. Hoje, com 106 anos, o grupo empresarial constitui em um dos mais expressivos parques industriais brasileiros, com 10 unidades fabris descentralizadas, sendo oito no Rio Grande do Sul, uma em Belém e outra em Recife. Nos locais, são produzidos 18 mil itens destinados a segmentos diversos.

A empresa atua, ainda, no mercado de materiais elétricos para instalação doméstica e ainda produz materiais forjados sob encomenda. Com esse mix de produtos tem presença forte também no mercado internacional, exportando para mais de 120 países, dos quais muitos foram mercados em que a empresa precisou, antes de tornar conhecida sua marca, fazer com que os consumidores percebessem a necessidade de seus produtos para determinadas funções, tornando mais fácil sua atividade, como foi o caso de alguns artigos destinados ao segmento agrícola. Houve, portanto, todo um trabalho de aprendizagem da Tramontina em relação a culturas diferentes, para só então, marcar a presença dos produtos e, consequentemente, da marca em vários desses mercados. Para atender a toda essa demanda, a Tramontina equipou suas fábricas com o que há de mais moderno em tecnologia e design, e, ao mesmo tempo, desenvolveu sua logística em termos de excelência.

Pesar

Pelo Twitter, o governador José Ivo Sartori (PMDB) se manifestou sobre a morte do empresário: “Recebemos com muita tristeza a informação sobre o falecimento de Ivo Tramontina. Uma perda irreparável para o Rio Grande do Sul e para a comunidade de Carlos Barbosa, pelo exemplo empreendedor, humano e solidário. Nossos sentimentos à família Tramontina”.

Comentários