O governador gaúcho e o ministro da Justiça assinam nesta sexta a doação de áreas para a construção de um novo presídio federal em Charqueadas

Um novo Presídio Federal de Segurança Máxima será construído em Charqueadas, na Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul. A construção será anunciada em ato que marca a formalização da doação de dois terrenos do município, nesta sexta-feira (19), às 14h, na presença do governador José Ivo Sartori e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

As áreas a serem repassadas à União somam 252 mil m², o equivalente a 25 hectares. A construção está orçada em R$ 42 milhões e contará com 218 vagas para presos de alta periculosidade.

Operação

Para manter a ordem e a disciplina no ambiente prisional, o DSEP (Departamento de Segurança e Execução Penal), da Superintendência dos Serviços Penitenciários, executou uma nova operação na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (18), e teve o objetivo de desarticular possíveis lideranças negativas.

Participaram 25 agentes penitenciários. Entre eles, servidores da casa prisional, integrantes do Grupo de Ações Especiais da Susepe e também da Divisão de Inteligência Penitenciária.

Todas as ações são planejadas e coordenadas pelo DSEP. Segundo o diretor do departamento, Ângelo Carneiro, “seguimos firmes e integrados, buscando desarticular as lideranças negativas junto aos apenados”.

Comentários