O Rio Grande do Sul vai sediar a Feira Internacional do Vinho em setembro

O Rio Grande do Sul deve sediar a Feira Internacional do Vinho na América do Sul em Bento Gonçalves, de 26 a 29 de setembro. A promoção do evento foi tratada nesta quarta-feira (17) durante reunião entre o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, e Alberto Piz, diretor do grupo Veronafiere, da cidade italiana de Verona.

O foco será valorizar polos gaúchos como o vinho, azeite de oliva, gastronomia e turismo. O lançamento ocorrerá nos meses de março e abril, respectivamente no Brasil e na Itália. As informações foram divulgadas pela Sdect-RS (Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul).

Desenvolvimento

Para Fontana, a feira é indutora do processo de desenvolvimento, sendo importante contar com a expertise do grupo Veronafiere, com mais de 100 anos de tradição e responsável por organizar pelo menos 50 eventos por ano em vários países.

Referência

Na Itália, criou o Vinitaly, uma referência no setor do vinho, expandindo sua atuação também para a indústria de azeite de oliva – área em expansão no Estado. O crescimento e o avanço da qualidade do setor vinícola no Brasil colocam o Rio Grande do Sul na linha de frente para sediar o evento. O Estado produz 90% das uvas e vinhos do país.

Abertura da Vindima

O governador José Ivo Sartori participa, nesta quinta-feira (18), às 18h30min, da abertura oficial da Estação Vindima. A feira, que representa o início da colheita da uva, chega à nona edição. Até o ano passado, era chamada de Bento em Vindima. A mudança de nome foi pensada porque, segundo a Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, esta é a época mais aromática da Serra Gaúcha e, portanto, merece ser tratada como uma estação à parte. A abertura será na Vinícola Salton, em Bento Gonçalves.

Atrações

Serão dois meses de programação intensa. Até 18 de março, haverá atrações para os moradores e especialmente para os turistas.

As atrações que integram a programação da Estação Vindima são variadas: colheita e pisa das uvas; cursos de degustação de vinhos, espumantes, geleias e sucos; corrida e passeios ciclísticos em meio aos parreirais; jantares harmonizados; festas típicas nas comunidades; piqueniques e almoços ao ar livre, entre outros. As atividades ocorrem em vinícolas, restaurantes, hotéis e outros empreendimentos do setor turístico. Durante o período, a rede hoteleira oferece pacotes e promoções especiais, enquanto as vinícolas oferecem atrações e descontos diferenciados. Bento é conhecida como a Capital do Vinho e pelas belas paisagens.

Comentários