Organização Pan-Americana da Saúde não recomenda o uso da cloroquina contra o coronavírus

A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) reforçou nesta terça-feira (19), durante uma entrevista coletiva virtual, que não recomenda a utilização da hidroxicloroquina e da cloroquina no tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“A posição da Opas é que não há nenhuma prova que indique a recomendação da hidroxicloroquina e da cloroquina para uso diante da Covid-19. Ainda não temos os resultados dos ensaios clínicos que sugerem a eficácia desses medicamentos”, declarou o doutor Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da entidade.

“De fato, desde o começo, a Opas tem trabalhado com os países em geral e produziu uma divisão sistemática sobre as evidências desses medicamentos, e acabamos de atualizá-la e ainda não há evidências. O uso é uma decisão de cada país, mas nossas indicações são claras de que não devem ser utilizados”, completou.

O uso da cloroquina contra o coronavírus é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo procura alguém com postura semelhante para assumir o Ministério da Saúde. Atualmente, a pasta é comandada de forma interina pelo general Eduardo Pazuello.

Comentários