Orla do Guaíba: o novo atracadouro será entregue nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (26), ao meio-dia, data do aniversário de Porto Alegre, será entregue o novo atracadouro construído junto à Usina do Gasômetro. O espaço, que integra o conjunto de obras de revitalização da orla do Guaíba, irá concentrar a atividade dos barcos turísticos na região. A entrega da obra é uma realização da prefeitura e faz parte do calendário da Semana de Porto Alegre.

Primeira obra da revitalização da orla propriamente dita a ser entregue – a Praça Júlio Mesquita, do outro lado, foi entregue no fim de 2016 – o atracadouro visa a impulsionar o turismo náutico do Guaíba, um dos principais cartões-postais de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Segundo dados de 2015, o segmento recebeu mais de 180 mil turistas e moradores no ano, gerando uma arrecadação de aproximadamente R$ 3.600.000. Com a conclusão da obra o espaço, fechado há dois anos, voltará a abrigar três embarcações: Cisne Branco, Porto Alegre 10 e Noiva do Caí.

Segundo a Atun (Associação do Turismo Náutico do Rio Grande do Sul), a expectativa é de que, com a conclusão da obra, mais turistas, moradores e empresas de Porto Alegre se envolvam com a orla. “Representa a retomada do Gasômetro, ponto oficial de embarque desde 1991. Esse espaço permitirá que nossas empresas, tradicionais no ramo há mais de 40 anos, ofertem passeios turísticos em maior número e com uma qualidade ainda melhor. Já que este atracadouro é o local apropriado e, agora, mais lindo para o proveito da população e turistas de nossa cidade”, destacou Vilian Velloso de Oliveira, presidente da Atun.

“Porto Alegre está ganhando de presente o novo atracadouro da orla, de onde os barcos turísticos da cidade vão poder transportar cidadãos e visitantes para contemplar o Guaíba, um grande momento para história do turismo da nossa cidade que certamente vai levar consigo o êxito do desenvolvimento econômico, gerando emprego, arrecadando e trazendo entretenimento de primeiro mundo em uma estrutura moderna”, ressaltou o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Snel.

Aniversário da cidade

O aniversário de 246 anos da capital dos gaúchos está sendo comemorado com um conjunto de atividades que integra a Semana de Porto Alegre, que acontece de 17 a 26 de março. Com o auxílio de parcerias e patrocinadores, sem a utilização de recursos orçamentários, serão mais de 100 eventos espalhados em toda a geografia da cidade, contemplando saúde, educação, lazer, cultura e história, numa festa onde a população é convidada e também anfitriã.

Entre as atrações musicais, cênicas e de dança, outra atividade que marcou a semana foi a apresentação, no domingo, da Esquadrilha da Fumaça, também na orla do Guaíba, após seis anos sem sobrevoar a capital gaúcha

Comentários