Os principais portos gaúchos registraram um recorde de movimentação em 2017

Os três principais portos gaúchos registraram recorde de movimentação de mais de 42,9 milhões de toneladas em 2017 em comparação com o ano anterior. O crescimento de movimentação em Porto Alegre (1,34%), Rio Grande (7,8%) e Pelotas (223%) foi impulsionado por projetos industriais e pelas ações do governo do Estado em prol do sistema logístico.

O Porto do Rio Grande registrou a melhor marca de movimentação em mais de 100 anos de história: pela primeira vez, o complexo ultrapassou 41 milhões de toneladas. Além disso, a SUPRG (Superintendência do Porto do Rio Grande), autarquia com autoridade portuária sobre o sistema, teve superávit de cerca de R$ 34 milhões no ano passado.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (17), o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, destacou a importância da gestão eficiente do complexo portuário. “O Porto do Rio Grande bateu recorde dos últimos 100 anos de história, sem dúvidas, seu melhor ano. Isso só aconteceu por determinação e competência de toda equipe da autarquia e do governo do Estado. Mesmo com os desafios que enfrentamos, a movimentação aumentou em todos os portos”, afirmou.

Entre todas as cargas, o complexo do Porto do Rio Grande movimentou 41.196.486 toneladas, crescendo 7,8% em relação a 2016. Os Granéis Sólidos, segmento que inclui os grãos agrícolas, tiveram crescimento de 9,1%, totalizando mais de 25,1 milhões de toneladas. Os líquidos, representados pelo petróleo crú, por exemplo, somaram mais de 4,8 milhões de toneladas – crescimento de 6,3%. Por fim, a carga geral que envolve os veículos rodantes, cargas de projeto, industrializados e contêineres, ultrapassou 11,1 milhões de toneladas (aumento de 5,4%).

Os itens se enquadram dentro do segmento de carga geral. A celulose, por sua vez, vigora como o principal produto desse tipo, movimentando mais de 2,1 milhões de toneladas. Já os veículos, em que destaca-se a movimentação da Chevrolet, ultrapassaram as 43 mil unidades, um crescimento de mais de 83% ante 2016. Por fim, na Carga Geral, outro destaque foi para o Gado Vivo que somou 85,3 mil cabeças, crescimento de mais de 80%.

Nos grãos, soja é o produto agrícola mais destacado. Em 2017, o complexo (óleo, farelo e grão) ultrapassou 15 milhões de toneladas, obtendo um aumento de 20,6%. Apenas o grão foi responsável por movimentar mais de 12,6 milhões de toneladas, crescendo mais de 31%. Outro grão com destaque foi o arroz (grãos e quebrados nos segmentos de Carga Geral e Granel Sólido) com crescimento de 15,7%, ultrapassando 1,5 milhão de toneladas.

Por fim, o embarque de trigo teve crescimento de 26,8%, mas os desembarques tiveram queda de 43%, resultando em 1,1 milhão, decréscimo de mais de 8% ante 2016.

Sobre o Porto do Rio Grande ainda cabe salientar que foram 3.067 viagens de embarcações ao longo do ano. O Superporto, região em que estão localizados os terminais privados, representou 83,9% de toda a movimentação. Já o Porto Novo, cais público do complexo que passou boa parte do ano com berços de atracação em obras, foi responsável por 14% da movimentação, ultrapassando seis milhões de toneladas. Os contêineres chegaram a 743 mil TEUS, crescimento de 5% ante 2016. Por fim, a China foi o principal destino das mercadorias, absorvendo mais de 13 milhões de toneladas.

Pelotas

Impulsionado pelo projeto da Celulose Riograndense em solo gaúcho, o Porto de Pelotas teve um expressivo aumento de movimentação, saindo do ostracismo para uma movimentação constante. Com crescimento de 223%, o porto chegou a 899 mil toneladas. Somente as toras de madeira do projeto representaram mais de 665 mil toneladas.

Porto Alegre

Desde abril de 2017, a SUPRG também administra o Porto de Porto Alegre e vem buscando melhorias na navegação para dar condições de crescimento. Os componentes químicos base para fertilizantes foram os principais movimentados junto com o trigo. O porto movimentou 1.066.344 de toneladas em 2017, crescimento de 1,34%.

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