Os supermercados de Porto Alegre não funcionam nesta segunda-feira, Dia do Trabalho

Nas demais cidades, a abertura depende de acordos coletivos locais. (Foto: EBC)

Durante esta segunda-feira, feriado alusivo ao Dia do Trabalho no País, todos os supermercados de Porto Alegre estarão com as suas portas fechadas ao público – a exceção deve ficar por conta das centenas de minimercados, muitas vezes geridos por meio de sistema familiar e que dispõem de maior autonomia para decidir sobre a questão. De acordo com a Agas (Associação Gaúcha de Supermercados), nos demais municípios gaúchos a abertura desse tipo de estabelecimento depende de cada acordo coletivo local.

Já os shoppings centers devem operar em horários especiais. Com exceção do Rua da Praia Shopping (rua dos Andradas) e do Pop Center (avenida Júlio de Castilhos), ambos no Centro Histórico e que permanecerão fechados durante todo o dia, outros 15 centros de médio ou grande porte têm abertura parcial na faixa de horário entre 10h e 23h, no que se refere a lojas, praças de alimentação e cinemas.

É o caso do Barrashopping Sul, Iguatemi, Praia de Belas, Moinhos, João Pessoa, Total e Paseo Zona Sul, dentre outros. Em vários deles, o atendimento ao público é opcional.

Comércio em geral

O Sindilojas (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre), por sua vez, informou que o comércio em geral na capital gaúcha só pode abrir sem os empregados, ou seja: a prestação de serviços deve ser feita exclusivamente pelos proprietários, pois o 1 º de Maio é um feriado no qual a jornada laboral não está autorizada pela Convenção Coletiva de Trabalho.

Agências

Também não há atendimento nas agências bancárias e dos correios de Porto Alegre. As contas de consumo, tais como água, luz, telefone, TV por assinatura e outros carnês com vencimento previsto para este dia poderão ser pagas nesta terça-feira, sem incidência de multa ou juros.

Transporte

Os transporte coletivo da Capital tem tabela de feriado, com os ônibus circulando em horários e itinerários equivalentes aos dominicais. Já a Trensurb, por meio de seu site, detalhou que nesta segunda-feira os intervalos entre os trens seguem a tabela horária habitual para feriados, em ambos os sentidos, com viagens de 15 em 15 minutos ao longo do dia.

Saúde

Para a as unidades de pronto-atendimento e hospitais municipais, incluindo o HPS (Hospital de Pronto Socorro), o esquema de atendimento permanece inalterado, em regime integral para atender a população durante 24 horas. Já os postos de saúde ficam fechadas até as 7h de terça-feira.

The post Os supermercados de Porto Alegre não funcionam nesta segunda-feira, Dia do Trabalho appeared first on O Sul.

Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.