Ospa realiza concerto no histórico Theatro Esperança de Jaguarão

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Foto: Ana Eidam)

Depois de quase doze anos sem se apresentar em Jaguarão, a Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) realiza na próxima terça-feira (18), às 20h, concerto especial na cidade. Os músicos sobem ao palco do Theatro Esperança sob a batuta de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da sinfônica. O espaço, reformado no ano passado, está completando 120 anos de inauguração. Obras orquestrais tradicionais, música inspirada em ritmos de dança e composições da América Latina integram o repertório da noite. O evento, patrocinado pela Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), faz parte da Série Interior de concertos e apresenta Viktória Tatour, oboísta da sinfônica, como solista. A entrada é franca. A partir de sábado (15), os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria do teatro – um ingresso por pessoa mediante entrega de 1kg de alimento não perecível que será doado para a Santa Casa e a APAE.
Sobre o programa

O programa do concerto inicia com a Abertura da ópera “La Forza Del Destino”, de Giuseppe Verdi (1813-1901), um dos maiores nomes da lírica italiana. Depois, a oboísta Viktória Tatour, solista, une-se aos músicos para interpretar o “Concerto em Lá menor para Oboé e Orquestra de Cordas” escrito por Antonio Vivaldi (1678-1741). Viktória, natural da Bielorrússia, especializou-se em seu país e na França. Na sequência, o público será remetido às sonoridades da dança pela inspiração da “Dança Eslava nº 2”, de Antonín Dvorák (1841-1904), da “Valsa do Imperador” de Johann Strauss II (1825-1899), e da “Pizzicato Polka” de Johann e Joseph Strauss. Por fim, destaque para a latinidade: a “Dança Brasileira nº1”, de Camargo-Guarnieri (1907-1993) e “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992), fecham a exibição.

Sobre o maestro

Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Ospa; diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas; e diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da Unisinos e pós-graduado em Gestão Empresarial. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Sobre a solista
Viktória Tatour graduou-se em Ensino Musical pelo Conservatório Nacional da Bielorrússia, e fez mestrado pela Academia de Música do mesmo país, onde foi professora de instrumentos de sopro de madeira. Especializou-se em desempenho instrumental na fundação Musique Espérance da Unesco com Pierre Pierlot, professor do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Foi laureada duas vezes com o primeiro prêmio (oboé) do concurso internacional de instrumentistas de sopros de madeira em Minsk. Foi oboísta das orquestras Nacional de Câmara, Nacional de Rádio e TV e Sinfônica do Estado da Bielorrússia. Chegou ao Brasil em 1997, estabelecendo-se primeiramente na cidade de Manaus, onde foi o oboé principal da Orquestra Amazonas Filarmônica. Em 2004 mudou-se para Porto Alegre, onde trabalha como o primeiro oboé da Ospa e como professora do Conservatório Pablo Komlós.
Sobre a Série Interior de concertos

A “Série Interior” de concertos da Ospa sublinha a meta da orquestra de institucionalizar sua presença pelas diferentes cidades do RS, colocando municípios diversos na rota da programação. Promovida pela Fundação em parceria com a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a Teatros, Igrejas e Auditórios de toda a região. O concerto na cidade é promovido com o apoio da Prefeitura de Jaguarão.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Sedactel/RS (Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga e Thyssenkrupp. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS. Mais informações pelo telefone (51) 32227387 e pelo site www.ospa.org.br.

Serviço
Concerto da Ospa em Jaguarão – Série Interior
Quando: 18 de abril, terça-feira, às 20h.
Onde:  Theatro Esperança – Avenida 27 de Janeiro, 533 (Jaguarão)
Entrada franca com retirada de senhas
Senhas podem ser retiradas a partir de sábado (15), na bilheteria do teatro. Um ingresso por pessoa, mediante entrega de 1kg de alimento não perecível que será doado para a Santa Casa e a APAE. A bilheteria funciona das 9h às 12h e das 14h às 17h.

The post Ospa realiza concerto no histórico Theatro Esperança de Jaguarão appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

3 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.