Pelo menos 60 mil gaúchos caíram na malha fina do Imposto de Renda deste ano

O número representa 2,57% das mais de 2,338 milhões de declarações entregues à Receita Federal entre março e setembro de 2020. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Rio Grande do Sul teve 60.090 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física retidas na malha fina. O número representa 2,57% das mais de 2,338 milhões de declarações entregues à Receita Federal entre março e setembro de 2020.

A maior parte das declarações retidas – 75,15% – são declarações com direito a restituir imposto. Entre os principais problemas encontrados pelo fisco estão a omissão de rendimentos de titulares e dependentes e questões relacionadas à deduções, principalmente de despesas médicas. No País, 910.996 declarações caíram na malha fina, de um total de 33.288.672.

O contribuinte pode verificar se caiu na malha final acessando o Extrato do Processamento da DIRPF, no site da Receita Federal. Ao confirmar a pendência, é possível fazer uma declaração retificadora, sem sofrer qualquer multa ou penalidade. Mas um detalhe importante, a retificação não pode ser feita após o contribuinte ser notificado.

Se preferir, o contribuinte pode aguardar ser notificado pela Receita Federal para, então, apresentar a documentação que justifique a pendência. Outra possibilidade é apresentar, de forma virtual, os documentos e comprovantes que atestam os valores declarados e que foram apontados como pendência.

Comentários