Petrobras reduz os preços da gasolina e do diesel nas refinarias

A Petrobras informou nesta sexta-feira (14) que a diretoria-executiva da companhia aprovou na véspera a implantação de uma nova política de preços da gasolina e do diesel comercializados em suas refinarias. O Grupo Executivo de Mercado e Preços decidiu reduzir os preços do diesel em 2,7% e da gasolina em 3,2%.

Os novos valores entram em vigor a partir da 0h deste sábado (15). “Pode-se esperar um maior número de reajustes. A expectativa é que a gente possa fazer uma avaliação mais rápida dos nossos preços”, disse o presidente da Petrobras, Pedro Parente.

Segundo a petroleira, se a redução aplicada na refinaria for integralmente repassada ao consumidor final, na bomba dos postos, o diesel pode cair 1,8%, ou R$ 0,05 por litro. Já a gasolina pode cair 1,4%, também R$ 0,05 por litro. A última redução dos preços dos combustíveis ocorreu em junho de 2009.

“Commodities são precificadas pelo mercado. Nós vamos nos referenciar pelo preço de mercado”, disse o diretor de refino e gás natural, Jorge Celestino, ao explicar a base da política de preços.

De acordo com comunicado da Petrobras enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a decisão considerou “o crescente volume de importações, o que reduz a participação de mercado da Petrobras, e também a sazonalidade do mercado mundial de petróleo e derivados”.

Comentários